PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: JOSEMAR DOS SANTOS SOARES

DISCENTE: JOSEMAR DOS SANTOS SOARES
DATA: 13/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/ctt-psbu-aoq
TÍTULO: EFEITO DO ÓLEO ESSENCIAL DA CITRUS RETICULATA EM PORTADORES DO DISTÚRBIO DO SONO DO TIPO INSÔNIA, NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19. UM ENSAIO EXPERIMENTAL.
PALAVRAS-CHAVES: Distúrbio do sono; insônia; óleo essencial; Citrus reticulata.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: A insônia é um dos mais comuns distúrbios do sono (DS), sendo considerada uma questão de saúde pública mundial, onde estima-se que incida de 33 a 50% da população adulta. O sono é uma função biológica fundamental na consolidação na regulação proteica cerebral, reparação celular, conservação de energia, consolidação da memória e do aprendizado. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o benefício da aromoterapia do óleo essencial (OE) Citrus reticulata (Cr) no distúrbio do sono do tipo insônia por via inalatória durante a Pandemia SARs Covid 19. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, quali e quantitativo, com aplicação de questionário eletrônico (QE) para a obtenção das seguintes informações: características sociodemográficas, avaliação Otorrinolaringológica, informações sobre o sono, Escala de Sonolência de Epworth (EPW), Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (PSQI), Questionário sobre a Funcionalidade do Sono (Functional Outcomes of Sleep Questionaire – FOSQ-30), Índice de Gravidade da Insônia (IGI), Teste de Cronotipagem (TC) e aplicação do Diário do Sono (DS), sem (02 semanas) e com (02 semanas) o uso do OE da Cr. Foi realizada em duas etapas, sendo a primeira com aplicação do QE com as informações coletadas de 65 sujeitos sobre insônia, porém, sem a realização do DS, sem uso do OE. Já o segundo grupo com 7 sujeitos, além do QE, houve a consulta presencial e a aplicação do DS sem e com OE da Cr. Este grupo, preencheu novamente os questionários aplicados previamente após uso OE para efeito comparativo – porém, excluíram-se o FOSQ-30 e o TC, pois avaliam perfis de longo prazo. Como resultados relevantes, obtivemos que quando comparados os DS antes e depois do uso do OE da Cr através do teste de Wilcoxon para dados pareados e não-paramétricos, observaram-se diferenças altamente significativas (com p<0,001) na avaliação das horas de sono (A); no ânimo ao acordar (B); na qualidade do sono (C) e no ânimo durante o dia (D). Todos esses itens indicam uma melhora no sono após tratamento com o OE. Os resultados dos IGI antes e depois do uso do OE foram comparados e houve diferença significativa (Z(T)= 2,37; p= 0,02), demonstrando ser eficiente na redução da insônia. Os resultados da escala FOSQ- 30, com suas subescalas foram comparados através do Teste de Wilcoxon e houve diferença significativa apenas para produtividade geral. Foram correlacionadas através do coeficiente de correlação linear de Spearman (rs) a ESE e o IGI em relação às horas de sono e a percepção da melhoria na qualidade do sono, medidas pelos DS, antes e depois do uso do OEl, onde se demonstrou correlação significativa negativa entre a ESE depois do uso do OE (antes rs= -0,20; p=0,67 e depois rs= -0,93; p=0,003), sugerindo que a cada 10 pontos diminuídos na ESE, ganha-se uma hora de sono. Os resultados da aromaterapia no tratamento dos DS do tipo insônia e os benefícios do OE da Cr nesta pesquisa, demostraram trazer contribuição na melhora da qualidade, indicando que novos estudos são necessários para estimular o uso deste recurso na érea da saúde.
Presidente - 2115773 - LIANA CLEBIA DE MORAIS PORDEUS
Interno - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO