PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: YARA CARVALHO PEDROSA DE QUEIROZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YARA CARVALHO PEDROSA DE QUEIROZ
DATA: 27/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: UFPB Mamanguape
TÍTULO: CONTOS POPULARES E LETRAMENTO LITERÁRIO NA EJA: SABERES E PRAZERES NOS RECONTOS DE RICARDO AZEVEDO
PALAVRAS-CHAVES: Literatura popular. Educação de Jovens Adultos. Letramento literário.
PÁGINAS: 70
RESUMO: A literatura oral popular constitui um elemento indispensável no estudo das tradições culturais da sociedade. Para Câmara Cascudo, o conto popular consiste no material de maior amplitude e expressividade do folclore por reunir informações históricas, sociológicas, etnográficas e sociais. Muitos autores brasileiros a exemplo de Monteiro Lobato, Mário de Andrade e Guimarães Rosa inspiraram-se na cultura popular e reinventaram personagens e histórias contadas pelas vozes ancestrais. O presente trabalho tem como objetivo promover o letramento literário em turmas do ciclo III (referentes ao 6º e 7º anos) da EJA, a partir de três contos populares reescritos por Ricardo Azevedo, escritor e pesquisador contemporâneo apaixonado pela cultura brasileira. O objeto de nossa pesquisa, textos das obras Contos de enganar a Morte, Contos de espanto e alumbramento e No meio da noite escura tem um pé de maravilha: contos de amor e aventura apresentam personagens arquétipos que bem representam os aspectos lúdicos, simbólicos e de humor presentes na cultura popular. Nossa intervenção se propõe minimizar as dificuldades de leitura apresentadas pelos alunos e, ao mesmo tempo, envolvê-los em práticas de letramento literário por meio dos contos. A escolha desse gênero se deu em razão de uma identificação dos próprios alunos com os elementos da cultura popular. A linguagem acessível, mas rica em significados presente nos contos, desperta o leitor para a natureza artística do texto literário, tornando possível ao aluno associar o prazer ao conhecimento. Para as questões de letramento e alfabetização, nosso trabalho ancorar-se-á em Ferreiro e Teberosky (1984), Soares (1998) e nos documentos oficiais como LDB (2015), PCN (2001), PCN+ (2002), Orientações Curriculares (2006); para o estudo da literatura popular, Cascudo (2004; 2006; 2010), Simonse (1987), Leal (1985) e Azevedo (2007); para o letramento literário, Cândido (1995) e sobretudo Cosson (2006) em quem nos respaldaremos metodologicamente através da Sequência Básica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Interno - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES
Interno - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES