PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ROJANIA SILVA FIUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROJANIA SILVA FIUZA
DATA: 28/06/2021
HORA: 16:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: O GÊNERO CARTA PESSOAL: uma proposta pedagógica com ênfase no aspecto sociodiscursivo
PALAVRAS CHAVE: Texto. Gênero. Carta.
PÁGINAS: 154
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

RESUMO: No contexto da EJA, desenvolver a habilidade de escrever textos coesos e adequados a cada situação comunicativa, ligados a diversos gêneros é um grande desafio. Partimos da hipótese que escrever cartas pessoais pode ajudar os alunos na produção de textos coesos e coerentes. Temos como objetivo geral promover o desenvolvimento da escrita como prática discursiva através da carta pessoal junto aos alunos de um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). Apresentamos como objetivos específicos: oportunizar ao aluno reconhecer a composição do gênero Carta; possibilitar o aluno distinguir as intenções de quem escreve; levar os alunos a perceberem que as escolhas linguísticas determinam um estilo ao escrever. Temos como propósito, também, instigar esses alunos a refletirem sobre o possível resgate do ato de escrever cartas pessoais, apesar da era da cultura digital, haja vista seu aspecto interativo. A intenção de envolver o aluno na escrita de cartas é, sobretudo, que esse possa perceber os gêneros como ações sociodiscursivas. Portanto, pretendemos fazer um uso concreto da língua ao promover uma interação entre os alunos de EJA e os idosos que convivem em instituições ou asilos, ou idosos da própria comunidade na qual estão inseridos os alunos, por meio dessa prática discursiva. Para construção desse trabalho, adotamos como fundamentação teórica sobre gêneros discursivos, os estudos do Círculo de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2008), além de outros autores. Para o estudo sobre cartas, utilizamos o embasamento teórico de Silva (2002), entre outros. O aporte teórico sobre a escrita foi embasada por Antunes (2003; 2014), Geraldi (2013), além de outros. O percurso metodológico escolhido foi o das sequências didáticas, com base teórica de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), além de outros estudos e autores que contribuíram para o presente trabalho. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujo método é o qualitativo, devido buscar entender a importância e a significação dos problemas levantados ao tentar aproximar sujeito e objeto de forma essencial. Esse estudo vai culminar na elaboração de um caderno pedagógico com propostas de atividades que serão aplicadas em oficinas presenciais e/ou virtuais através das ferramentas do Google meet ou outros recursos tecnológicos no CEJA, onde atua, como docente, a pesquisadora.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1150299 - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Externo à Instituição - RENATA FERREIRA COSTA BONIFÁCIO