PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HELENA TAVARES VIANA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELENA TAVARES VIANA DA SILVA
DATA: 16/12/2021
LOCAL: online
TÍTULO: OS CONECTORES EM FUNÇÃO DA ESCRITA: CONECTANDO MEMÓRIAS
PALAVRAS-CHAVES: produção escrita; conectores; memórias; comércio de Mangabeira.
RESUMO: Muito já se ouviu que escrever é um dom com o qual já se nasce, no entanto, a escrita é um processo que ocorre ao longo da vida, envolvendo a apreensão de diversas capacidades, e as aulas de língua portuguesa devem se ocupar disso. Uma das grandes dificuldades apresentadas pelos alunos para escrever é a conexão entre as frases do texto, pois muitas vezes compõem um aglomerado de ideias. Sendo assim, faz-se necessária uma prática de ensino de língua cujo foco esteja nos conectores que exercem a função de conexão no texto. Para isso, esta pesquisa propõe uma sugestão de ensino dos conectores como recursos capazes de estabelecer relações sintático-semânticas entre termos, orações e períodos linguísticos, a partir, sobretudo, de Antunes (2005) e Koch (2018). A fim de ter um gênero como foco dessa perspectiva de ensino de língua, toma-se por base a teoria de Bakhtin (1997), segundo a qual o uso da língua se dá por meio de enunciados, isto é, os gêneros do discurso, dentre os quais houve a escolha pelo gênero memórias. Assim, serão escritas, pelos alunos do 8º ano de uma escola municipal de João Pessoa, memórias narradas por moradores do bairro de Mangabeira, no qual se situa a referida escola. A temática principal dessas narrativas será o comércio desse bairro, que está atrelado à sua história. Foi definido como objetivo geral compreender de que forma os alunos estabelecem relações sintático-semânticas em seus textos de memórias por meio dos conectores, sendo estes os objetivos específicos: 1. Proceder à revisão bibliográfica dos estudos e das pesquisas acerca dos conectores que estabelecem as relações sintático-semânticas no texto, bem como da literatura sobre o gênero discursivo memórias; 2. Analisar o conhecimento já existente entre os alunos a respeito das relações sintático-semânticas exercidas pelos conectores e expor a respeito desses recursos, que são capazes de gerar a conexão nos textos; 3. Escrever memórias narradas por moradores do bairro de Mangabeira, acerca do comércio desse bairro; 4. Desenvolver um caderno pedagógico contemplando uma proposta metodológica que contribua com o ensino dos conectores que estabelecem relações sintático-semânticas no texto memórias. Para tanto, será desenvolvida uma pesquisa qualitativa – amparada em Esteban (2010), cuja forma de trabalho de campo será a pesquisa-ação intervencionista, a respeito da qual Paiva (2019) apresenta algumas teorias. Com o intuito de realizar um estudo da literatura existente acerca do assunto abordado, será usado o procedimento metodológico da revisão bibliográfica, com leitura em Alves-Mazzotti e Gewandsznajder (2004), que será imprescindível para, em seguida, proceder à geração de dados, que, por sua vez, será feita a partir de uma sequência didática, fundamentada em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), além da observação participante, conforme Vianna (2003). Uma vez gerados os dados, estes serão descritos por meio da análise de conteúdo, com base em Bardin (2011). Por fim, será elaborado um caderno pedagógico, como produto final da pesquisa, com o fito de oferecer aos discentes de língua portuguesa de Ensino Fundamental uma proposta de ensino dos conectores como recursos que estabelecem relações sintático-semânticas nos textos de memórias.
Presidente - 1150299 - ANTONIETA BURITI DE SOUZA HOSOKAWA
Interno - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA