PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEANE BATISTA DE AZEVEDO RAMALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEANE BATISTA DE AZEVEDO RAMALHO
DATA: 26/05/2022
LOCAL: Campus IV - Defesa remota - Plataforma Google Meet
TÍTULO: O JÚRI SIMULADO E O ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO: O PODER DA FALA SUSCITANDO A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação. Educação em direitos humanos. Ensino de oralidade. Júri simulado.
RESUMO: Inegavelmente, a escola tem o papel de formar sujeitos críticos e protagonistas atuantes no meio social e que se envolvem na resolução das demandas coletivas e nas necessidades pertinentes aos espaços públicos, onde os alunos estão inseridos. Com isso, o estudante deve ser levado a refletir, problematizar e apresentar o seu ponto de vista em face das diversas situações sociais e de comunicação, exercendo, assim, a argumentação. Nesse cenário, o ensino de argumentação pode contribuir para formar cidadãos conscientes de seu papel social e interagir de forma eficaz nas mais diversas situações de uso social da língua. Porquanto, esta dissertação desvela o seu enfoque na argumentação sob o viés linguístico, partindo da seguinte problemática: Como o professor de Língua Portuguesa pode abordar o gênero textual júri simulado, enquanto prática argumentativa em sala de aula, a qual fomenta a educação em direitos humanos? Em face disso, nesta dissertação enfatiza-se o ato de argumentar por meio da experiência didática que o gênero júri simulado na modalidade oral propicia. O objetivo da pesquisa é analisar a aplicação do gênero textual júri simulado, enquanto prática argumentativa em sala de aula, a qual fomenta a educação em direitos humanos. Assim, essa dissertação apresenta uma investigação sobre o ensino de produção oral, com temática relacionada ao eixo da cidadania (tema que será escolhido pelos alunos), utilizando o procedimento da sequência didática de Dolz et al. (2013c). O marco teórico-metodológico fundamenta-se na Teoria da Argumentação Linguística Anscombre-Ducrot e colaboradores (1987/1989), Perelman (1999); acerca dos Gêneros textuais, Bakhtin (2000) e de Marcuschi (2008); sobre as categorias da oralidade discute-se a partir de Marcuschi (2010) e Koch (2014), e sobre os gêneros discursivos e oralidade, na perspectiva de Marcuschi (2008, 2010), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). A pesquisa será de natureza qualitativa e aplicada, sob a perspectiva da pesquisa-ação. A investigação será desenvolvida em uma escola pública estadual, na cidade de João Pessoa, Paraíba, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, entre os meses de julho e agosto de 2022. No contexto do Mestrado Profissional em Letras, de acordo com a temática desta dissertação, será elaborado um material didático voltado ao professor, trazendo a simulação de julgamentos e a abordagem com a argumentação oral. O caráter da relevância desta pesquisa justifica-se na discussão do gênero oral na esfera jurídica, como instrumento didático no ensino da argumentação oral na disciplina de Língua Portuguesa, desenvolvendo o domínio linguístico discursivo no uso dos argumentos orais no plenário do júri simulado.
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA