PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBSANDRA CARDOSO ABINTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBSANDRA CARDOSO ABINTES
DATA: 19/05/2022
LOCAL: De forma remota - Google meet
TÍTULO: MITO CLÁSSICO NA ESCOLA: UM INTERMEDIÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE CÍRCULOS DE LEITURAS
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Círculo de leitura. Mito clássico. Leitura literária.
RESUMO: Apesar dos inúmeros esforços por parte dos estudiosos em enfatizar o papel e a importância da literatura no ensino de Língua Portuguesa bem como em outras práticas sociais em que a leitura literária se fazem presente, ainda há muito a fazer para tornarmos a leitura literária uma prática tão presente quanto à escrita no Ensino Fundamental de nossas escolas. Diante desse quadro, surgiu a necessidade de estimular e intensificar a prática da leitura literária na escola, através da leitura de mitos clássicos e construção de um círculo de leitura que culminou neste projeto de pesquisa intitulado “Mito clássico na escola: um intermediário na construção de círculos de leitura”, cujo objetivo geral é compreender de que forma utilizar o mito clássico como um intermediário na construção de círculos de leitura na escola. O trabalho terá como participantes alunos e alunas dos anos finais do Ensino Fundamental e apresentará uma abordagem qualitativa. O trabalho de campo será de cunho intervencionista, através da pesquisa-ação, utilizando-se da pesquisa bibliográfica, da observação participante, da roda de conversa e da aplicação de questionários e oficinas temáticas como procedimentos de geração de dados. Para a composição do corpus do trabalho serão apresentados os conceitos e concepções de mitos clássicos. O presente estudo será estruturado em três eixos temáticos baseados em diversos autores, tais como: mito - Eliade (2013), Armstrong (2005). Campbell (2002, 2003), Salis (2003) e Kenneth (2015); leitura literária - Candido (2004), Yunes (2002, 2004, 2009), Cosson (2020, 2021a), Zumthor (2007), Dalvi, Rezende e Faleiros org.(2013), Zilberman e Rösing (2009), Silva (2002); círculos de leitura – Cosson (2021b). A análise dos dados será realizada através da utilização do método da Análise da Conteúdo baseado em Minayo (2009) e Franco (2007) que, a partir de questionários, rodas de conversa e oficinas temáticas, observação participante e gravação, em áudio ou vídeo, das falas dos discentes, teremos material suficiente para geração de dados que nos permitirão fomentar os estudos sobre leitura literária além de estimular e aprimorar sua prática através da leitura dos mitos clássicos e do círculo de leitura.
Presidente - 1939016 - MICHELLE BIANCA SANTOS DANTAS
Interno - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES