PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO EVERTON LEANDRO DE QUEIROZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO EVERTON LEANDRO DE QUEIROZ
DATA: 29/04/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: LEITURA, LETRAMENTOS E PROFICIÊNCIA EM SALA DE AULA PARA ALÉM DAS PÁGINAS DO LIVRO DIDÁTICO NO OITAVO E NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Leitura. Letramento. Livro didático.
RESUMO: A pesquisa trata da leitura, letramento e proficiência em sala de aula, com a preocupação de investigar como aprimorar o nível de leitura dos alunos do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental (anos finais). Para tal, tomam-se os gêneros textuais discursivos trabalhados no LD: Singular e Plural: Leitura, produção e estudos de linguagem, para subsidiar o propósito da pesquisa. Tem como objetivo compreender as contribuições das propostas de leitura oferecidas nos LDs, conforme os gêneros textuais/discursivos selecionados para o aperfeiçoamento da proficiência de leitura em Língua Portuguesa dos alunos do 8º e 9º Ano de uma Escola Pública Municipal em Sapé-PB. A proposta se justifica pela necessidade de aprimorar o nível de proficiência leitora dos alunos com e sem o uso de atividades complementares ao LD em discussão na tentativa de entender a questão: quais as contribuições das propostas de leitura oferecidas no Livro Didático, “Singular e Plural: Leitura, produção e estudos de linguagem” para o aperfeiçoamento da proficiência de leitura em Língua Portuguesa dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental? A priori, a propositura quer apresentar atividades complementares de leitura ao LD oferecido para escola em apreço. Para teorizar a pesquisa, tomam-se os trabalhos de Bakhtin (2003), Coracini (1995), Rojo (2009), Koch e Elias (2014), Kleiman (2007), Cosson (2006), Lajolo (2010), Zilberman (2009) Pinheiro (2008; 2018), Bajour (2012). Parte de uma pesquisa-ação, de base qualitativa de cunho intervencionista com alunos que compõem as turmas do oitavo e do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal em aulas de Língua Portuguesa, nas quais, aplica-se a observação participante, sequencias didáticas para auferir o corpus que será analisado mediante atividades propostas.
Presidente - 3333439 - SONIA MARIA CANDIDO DA SILVA
Interno - 2317361 - FABIO PESSOA DA SILVA