PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: JOCELIO DE BARROS LIMA

DISCENTE: JOCELIO DE BARROS LIMA
DATA: 24/03/2023
LOCAL: Campus IV - UFPB - Mamanguape
TÍTULO: O PROCESSO DE ESCRITA E REESCRITA: aplicação de sequência didática com o gênero artigo de opinião
PALAVRAS-CHAVES: Gênero. Artigo de Opinião. Escrita e Reescrita. Sequência Didática. Transformação Social
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Nota-se que, dentre as competências gerais definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil (2018), as quais os estudantes devem desenvolver, ao longo da Educação Básica, encontra-se a competência de argumentar, defender uma opinião com base em dados e evidências, respeitando e considerando os direitos humanos, além de desenvolver o senso de responsabilidade da comunidade, que envolve questões públicas e sociais. Nessa perspectiva, tendo como norte alcançar essas competências, pretendeu-se, com este trabalho, analisar o processo do ensino-aprendizagem da escrita e da reescrita dos alunos do 8º ano de uma escola da rede estadual de Mari, Paraíba. A pesquisa ocorreu por meio de Sequência Didática, que estimula os alunos a produzirem artigos de opinião na busca de uma escrita com posicionamento crítico. Para tanto, o trabalho está estruturado por estes eixos temáticos, abordados no referencial teórico, a saber: gênero na concepção de Bakhtin (2015) e de outros, e artigo de opinião, a partir de Bräkling (2008), Rodrigues (2008), Casseb-Galvão e Duarte (2018), e outros; ensino de escrita e reescrita, na visão de Geraldi (2011, 2015, 2017), Kato (2009), Serafim (1995), Ruiz (2020), Menegassi (2001, 2013), entre outros; Sequência Didática breve contexto de propostas teórico-metodológicas, segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011), Zabala (1998), Souza (2018), Oliveira (2013), dentre outros; e, por fim, para o pensamento crítico, recorremos a Lopes et al. (2019). O caminho metodológico foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa, cujo trabalho de campo foi pautado por uma pesquisa-ação intervencionista. Os instrumentos de geração de dados foram a observação participante (diário de bordo), a roda de conversa (enquete), a Sequência Didática, a produção de artigos pelos alunos envolvidos na avaliação diagnóstica (produção inicial) e avaliação somativa (produção final). Na análise dos dados, adotamos os fundamentos teórico-metodológicos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011), quando tratam sobre a aplicação e análise da SD na perspectiva da Linguística Aplicada. Como resultado, ficou demonstrado que os procedimentos da SD contribuíram para o desenvolvimento da escrita, bem como das práticas sociais e de letramento, além do pensamento crítico. Dado o exposto, concluímos este trabalho com um “Caderno Pedagógico” para docentes da escola da rede estadual. Ressaltamos que a aplicação do projeto aprimorou, significativamente, o desenvolvimento da escrita dos alunos(as) participantes no decorrer da pesquisa.
Presidente - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO