PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ALDO ERONIDES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALDO ERONIDES DA SILVA
DATA: 30/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/dkc-xdki-skf
TÍTULO: ENTRE DENÚNCIAS E VALORIZAÇÕES IDENTITÁRIAS NEGRAS: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DA POÉTICA DE LUIZ GAMA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura Literária. Letramento Literário. Identidades. Negritude. Luiz Gama.
PÁGINAS: 205
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Outras Literaturas Vernáculas
RESUMO: O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão e quando a fez relegou a população negra a sua própria sorte, sem nenhuma política de inserção nas estruturas sociais, adquirindo, pois, uma dívida histórica. Logo, o processo de branqueamento impetrado por grupos detentores de poder, entre o final do séc. XIX e início do séc. XX, bem como o apagamento da cultura afro-brasileira contribuíram para que a proliferação do racismo se tornasse uma constância. Contudo, as identidades negras estão presentes na sociedade brasileira desde os tempos coloniais, através das manifestações culturais que compõem a plurietnicidade do país. Diante desse panorama, surgiu a necessidade de se trabalhar a negritude, a partir da leitura dos versos satíricos e líricos do bardo romântico Luiz Gama, um ex-escravo, nordestino, advogado provisionado, jornalista, político, abolicionista, republicano e autor do livro “Primeiras trovas burlescas de Getulino” (1859). Buscando, então, pôr em prática a Lei 10.639/03 que trata acerca da obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas, o objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver, em sala de aula, a leitura literária da poética afro-brasileira de Luiz Gama. A pesquisa teve como participantes alunas(os) do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de João Pessoa – PB, e apresenta uma abordagem qualitativa, doravante os pressupostos de Paiva (2019) e Bortoni-Ricardo (2008). O trabalho de campo foi de cunho intervencionista, através da pesquisa-ação, segundo Engel (2000), e utilizou, para a geração dos dados Melo (2009): a observação participante baseada em Gil (2006), o questionário estudado por Oliveira (2019) e a aplicação de oficinas literárias orientadas por Cosson (2021). O presente estudo está estruturado em três eixos teóricos, aportados em: Leitura e Letramento Literário – Candido (2004), Cosson (2021), Kleiman (2017), Mortatti (2014), Pinheiro (2018), Soares (2003); Identidades e negritude – Almeida (2021), Bezerra (2015), Caprini (2016), Duarte (2013), Hall (2000), Munanga (1998), Ribeiro (2019), Silva (2014); e Luiz Gama – Azevedo (1999), Ferreira (2000), Santos (2010), entre outros(as). A análise dos dados se deu a partir da sondagem do que os (as) estudantes sabiam a respeito das leituras literárias com foco na negritude e identidades, observando as suas reflexões antes, durante e depois das incursões das oficinas literárias, e descrevendo a assimilação dos conteúdos debatidos a partir da observação participante. Portanto, os resultados da pesquisa apontaram avanços significativos na leitura crítico-discursiva dos (as) discentes através dos eventos literários, considerando o racismo maléfico para a sociedade, deixando de ser um problema de uns (umas) e passando a ser pensado por todos(as), além de alargar os conhecimentos das identidades negras, potencializando a reflexão e a valorização dos elementos da cultura e da história afro-brasileira e africana abordados nos versos líricos e satíricos de Luiz Gama.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES
Interno - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA
Externo à Instituição - VANALUCIA SOARES DA SILVEIRA