PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de DEFESA: JEANE DOS SANTOS

DISCENTE: JEANE DOS SANTOS
DATA: 27/02/2018
LOCAL: Mamanguape/ Paraíba
TÍTULO: O CURTA-METRAGEM: da leitura e da produção textual no Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Curta-metragem. Leitura e escrita. Narrativas. Multimodalidade.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: Nao e novidade o uso dos recursos audiovisuais em sala de aula, como podemos conferir no livro de Cristina Costa (2013). No entanto, ainda e questionavel o modo como o professor tem aproveitado o potencial de tais recursos no contexto educacional. Como afirma Moran (2005), e preciso que a escola compreenda e incorpore mais as novas linguagens e desvende os seus codigos, alem disso, e necessario que a escola domine as possibilidades de expressao e as possiveis manipulacoes, preparando os alunos para os usos democraticos. Diante desta necessidade, propomos um estudo sobre curtas-metragens como objeto de ensino e de aprendizagem em aulas de lingua portuguesa, com uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Jacarau-PB. Sendo assim, objetivamos verificar como uma proposta de ensino e de aprendizagem da leitura e da producao textual, a partir de curtas-metragens, pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita. Logo, defendemos a viabilidade do curta como recurso pedagogico, que deve ser explorado de forma significativa e responsavel no ensino e aprendizagem da linguagem ao desenvolver um trabalho de leitura e de producao de textos multimodais. A pesquisa teve por alicerce a metodologia da pesquisa-acao para aplicacao e intervencao em sala de aula com os estudantes por meio de momentos pedagogicos. Para isso, foram selecionados dois curtas-metragens, a partir dos quais trabalhamos a leitura do enredo por meio de elementos narrativos e cinematograficos; bem como a escrita de textos verbais e multimodais. Quanto ao trabalho com a leitura, utilizamos questionarios e rodas de conversa. Em relacao a producao de texto verbal, que consistia em retextualizar o enredo dos curtas-metragens, os questionarios apoiaram a escrita. Ja a producao multimodal concretizou-se com a producao de storyboards, um instrumento que antecede as filmagens de um video. Ao que concerne ao genero cinematografico, utilizamos trabalhos de Bernardet (2004), Molleta (2009), Vanoye e Goliot-Lete (2014). Sobre a leitura e/ou a escrita, apoiamo-nos em trabalhos de Sole (2012), Koch e Elias (2015), Indursky e Zinn (1985), alem de documentos oficiais que regem a educacao brasileira. Em relacao a narratividade, as teoricas Candida (2006) e Mesquita (2006) prestaram suporte. Os resultados apontam que o trabalho com curtas-metragens contribuiram, principalmente, com o desenvolvimento da leitura, e evidenciam que o trabalho com esse recurso multissemiotico deve ser continuo, para que os alunos possam ampliar suas habilidades de leitura e escrita em consonancia com os multiletramentos.
Presidente - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES