PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LUCIA SERRANO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LUCIA SERRANO DE SOUZA
DATA: 14/06/2018
LOCAL: Mamanguape
TÍTULO: POR UM NOVO ENSINO DE GRAMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE CARTAS DO LEITOR
PALAVRAS-CHAVES: Gramática reflexiva e contextualizada. Ensino de língua materna. Produção textual. Carta do leitor.
RESUMO: A gramática da língua portuguesa sempre foi vista como uma gramática normativa, isto é, aquela que corresponde às formas de expressão produzidas por pessoas cultas e, por isso devem ser seguidas. Nesse aspecto, o ensino de língua portuguesa nas escolas brasileiras, tradicionalmente, baseia-se na concepção de aplicação das normas ditadas pela gramática da língua culta que se ampara nos renomados autores de textos literários. No entanto, essa gramática já não tem mais espaço hoje nas aulas de Língua Portuguesa, frente aos avanços dos estudos linguísticos, para os quais as regras gramaticais são construídas através da reflexão em situações significativas de uso. Nesse sentido, nosso projeto consiste em um trabalho didático-pedagógico a ser desenvolvido com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de ensino de Itapororoca-PB, com o objetivo de possibilitar-lhes situações de estudo a partir da proposta da gramática reflexiva e contextualizada no qual o aluno possa desenvolver cartas do leitor, em conformidade com a gramática deste gênero. Neste trabalho, com o intuito de mostrarmos como a própria história da gramática tem influência em seu ensino, pautamo-nos nos estudos de Manini (2009) e Neves (2002;2012;2013); fundamentamo-nos nos pressupostos teóricos presentes em Antunes (2007;2014), Campos (2014), Geraldi (2012), Neves (2013), Possenti (1996) Travaglia (2009) em relação a gramática contextualizada/reflexiva e seu ensino. A partir de tais abordagens, identificaremos concepções de gramática presente nesses autores, assim como nos documentos oficiais, como os PCNs (1998) e BNCC (2017), bem como apresentamos propostas de ensino de gramática dentro da perspectiva reflexiva e contextualizada. A partir da pesquisa-ação intervencionista, de natureza qualitativa, a metodologia se dará, primeiramente, através de uma sondagem inicial sobre os diferentes tipos de carta e mais, especificamente, a carta do leitor; e como eles caracterizam este gênero. Em seguida, será proposta atividades de leitura e produção de cartas de leitor, com fins específicos, a partir das quais se dará início o trabalho com a gramática contextualizada e reflexiva, com ênfase no operador argumentativo mais utilizado nesse gênero.
Presidente - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES