PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE (PPGBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Banca de DEFESA: RAFAEL DIONI LEANDRO COSTA

DISCENTE: RAFAEL DIONI LEANDRO COSTA
DATA: 31/08/2022
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE
TÍTULO: CONDIÇÃO CORPORAL E ÍNDICES ORGANOSSOMÁTICOS DA ESPÉCIE RHINELLA DIPTYCHA (ANURA, BUFONIDAE) EM DUAS ÁREAS DE CAATINGA
PALAVRAS-CHAVES: Anuros, Reprodução, Generalista, Antropização, Semiárido
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: A condição corporal de um organismo é um fator importante ao observar sua interação no meio em que vive, ela é fruto de vários processos morfológicos e fisiológicos e atua na finalidade estratégica de elevar o sucesso na sobrevivência. Com isso, o sistema reprodutivo (gônadas) e as estruturas responsáveis pelas reservas energéticas (corpos adiposos e fígado), quando combinados com variáveis climáticas como temperatura e pluviosidade, possibilitam a avaliação dos aspectos reprodutivos em anuros. Ambientes áridos como a Caatinga possuem clima e regimes hídricos restritos a determinadas épocas do ano, influenciando nos ciclos reprodutivos dos anuros. Dessa forma, o presente estudo objetivou comparar as respostas que a espécie Rhinella diptycha apresenta frente a ambientes com processos antrópicos distintos em relação a sua aquisição de recursos e seu desenvolvimento morfológico, através das relações das gônadas, corpos adiposos e do fígado, correlacionados com a temperatura e a chuva acumulada em áreas com estágios de influência humana diferentes, caracterizadas por área periantrópica e área florestada, localizada na Reserva Ecológica Verdes Pastos – REVP, município de São Mamede, estado da Paraíba. Os anuros foram coletados através do método de busca ativa na área de estudo. As condições reprodutivas e energéticas dos espécimes foram estabelecidas através da associação de medidas como peso corporal total (WT), peso das gônadas (WG), peso do fígado (WL) e peso dos corpos adiposos (WFB), para o cálculo das relações Gonadossomáticas (RGS), Hepatossomáticas (RWL), Lipossomáticas (RFB) e o Fator de Condição Total (K1). Os dados obtidos foram testados para normalidade através do método de Shapiro-Wilk, onde foi constatado uma distribuição anormal. Diante disso, foi utilizado o teste não-paramétrico de correlação de Spearman para as relações organossomáticas e o fator de crescimento, assim como, para as relações climáticas. O teste T de Student comparou as áreas quanto a diferenças e constatou p>0,05. O coeficiente de regressão angular evidenciou crescimento isométrico entre os espécimes das duas áreas e a correlação entre as gônadas e as estruturas energéticas revelou investimento nas gônadas alternando entre as fontes energéticas. O fator de condição em períodos reprodutivos para a espécie Rhinella diptycha é influenciado por concentrar as reservas energéticas nas gônadas, convergindo com as estações chuvosas na área da Reserva Ecológicas Verdes Pastos.
Interno - 1778179 - LUCIANA GOMES BARBOSA
Externo à Instituição - SAMUEL CARDOZO RIBEIRO