PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7728/7728

Notícias


Banca de DEFESA: LILLIAN MOREIRA DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LILLIAN MOREIRA DE CARVALHO
DATA: 10/01/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Plataforma Google Meet: https://meet.google.com/cpo-wejb-aff
TÍTULO: Uma análise das ações realizadas pelo governo da Paraíba e por organizações da sociedade civil no processo de integração dos refugiados venezuelanos
PALAVRAS-CHAVES: Refugiados Venezuelanos. Integração Social. Políticas de Integração. Organizações da Sociedade Civil. Paraíba.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Relações Públicas
RESUMO: A crise política e econômica da Venezuela, fez com que houvesse um grande movimento de imigração de sua população para países vizinhos, a exemplo do Brasil, que via o estado de Roraima, recebeu milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade. Em caráter de emergência humanitária o Governo Federal com apoio de Organizações da Sociedade Civil, desenvolveu a Operação Acolhida, que tem como propósito receber a população de refugiados vindos da Venezuela, atualizar a documentação, colocá-los provisoriamente em alojamentos e para que tenham melhores oportunidades de acesso aos serviços públicos e de integração social no país acolhedor, constituindo o eixo da estratégia de interiorização. É a partir do Programa Federal que promove a Interiorização que parte dos refugiados chegam à Paraíba, outros, como os indígenas chegam por conta própria. O presente trabalho busca analisar as ações desenvolvidas no estado da Paraíba na integração dos refugiados venezuelanos. Parte-se da premissa de que o processo de integração é complexo e necessita de um atendimento multidimensional, com a participação de diversos atores, de modo que a acolhida se transforme de fato em um processo de integração social dos refugiados. O estudo se deu através de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo por meio de pesquisa bibliográfica e documental. A análise dos dados obtidos, através de pesquisa documental, foi realizada por eixos analíticos categorizados em: i) Pontos Introdutórios (Caracterização de informações sociodemográficas); ii) Análise das lacunas da política migratória; iii) Análise das dimensões e dos movimentos necessários para a integração social.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1378436 - JOSENEIDE SOUZA PESSOA
Presidente - 2031012 - VANDERSON GONCALVES CARNEIRO
Interno - 1357972 - VICO DENIS SOUSA DE MELO