PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

3216-7728/7728

Banca de DEFESA: ANA JULIA DINIZ AZEVEDO

DISCENTE: ANA JULIA DINIZ AZEVEDO
DATA: 26/01/2023
LOCAL: Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/89444062204?pwd=QWZwcE5ZK2hEZnd1MVM4UnNmWGRjUT09
TÍTULO: Em busca de talentos: seleção por competências dos gestores administrativos da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Seleção; Processo seletivo; Gestor público; Competências; Serviço público.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A sociedade vem sofrendo rápidas transformações e a gestão pública necessita acompanhá-las. Considerando a importância do serviço público possuir gestores competentes que possam ajudar as organizações a alcançar seus objetivos, sendo eles a ponte entre os demais servidores e a alta gestão, esta pesquisa tem como principal objetivo compreender como se dá o processo de seleção por competências para ocupar a função de gestor administrativo na Universidade Federal da Paraíba. A seleção de gestores se apresenta como uma boa ferramenta de gestão, pois ela busca o candidato com o perfil de competências mais alinhado as necessidades da organização. A fim de alcançar os objetivos do trabalho foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas com ocupantes das funções de gestão da área administrativa da UFPB e identificada a percepção que os gestores têm do processo seletivo para ocupação de cargos de gestão, além de identificar as competências que eles entendem como essenciais para os ocupantes da função. E, por fim, foi apresentada uma proposta para a realização da seleção dos próximos gestores administrativos. Após a pesquisa, foi identificado que para a realização de um processo seletivo de gestores administrativos, deve-se observar, previamente, os fatores que podem impactar na indicação do gestor. Ao finalizar do estudo foi verificado que o processo seletivo dos gestores administrativos ainda está em uma fase inicial e ainda precisa realizar diversos ajustes na organização para sua implantação de forma efetiva. Para garantir o sucesso na indicação do gestor administrativos, é necessário seguir diversas etapas do processo seletivo, considerando as competências requeridas para a função e, como consequência, resulta em melhores resultados também para a organização.
Presidente - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Interno - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO