PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PGPCI)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7728/7728

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARISSA GOMES DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLARISSA GOMES DE SOUSA
DATA: 03/02/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/81528480548?pwd=T0NsSFRManRZZ3lCemsrSFMwNlo4Zz09
TÍTULO: PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS VOLTADAS AO SERVIDOR PÚBLICO COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA INCLUSÃO EM ÓRGÃO DO PODER JUDICIÁRIO
PALAVRAS-CHAVES: Práticas de Gestão de Pessoas; Pessoas com Deficiência; Setor Público; Servidor Público com Deficiência.
PÁGINAS: 76
RESUMO: O objetivo central deste estudo é compreender as práticas de gestão de pessoas no âmbito da Justiça Federal da 5ª Região, na percepção dos servidores públicos com deficiência. Busca-se descrever as práticas de gestão de pessoas adotadas em órgão do Poder Judiciário voltadas à inclusão do servidor com deficiência; identificar a percepção deles quanto essas práticas e o seu grau de maior ou menor inclusão; mapear informações que auxiliem futuras ações do Poder Judiciário Federal, enquanto ente empregador de PcDs. A pesquisa se justifica, dentre outros, pelos desafios enfrentados pelos servidores com deficiência para ingressarem e permanecerem em cargos públicos dentro da administração pública, posto ainda existir um estigma de serem “incapazes” ou “inaptos” para determinadas funções, quando se sabe que uma política de gestão de pessoas, aliada à efetiva acessibilidade, pode dar a eles condições de executarem, com excelência, suas tarefas, sendo, muitas vezes, a barreira do preconceito o fator impeditivo desse processo. Os estudos sinalizam o papel positivo das práticas de RH inclusivas no processo de inserção e inclusão laboral de PcDs (SCHLOEMER-JARVIS; BADER; BÖHM, 2022). A pesquisa, seguindo o modelo de divisão de práticas de GP apresentado por Bergue (2007), visa investigar as percepções dos servidores públicos com deficiência pertencentes ao quadro funcional do TRF5, no que tange as fases de recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento e avaliação de desempenho. Caracteriza-se como pesquisa de abordagem qualitativa básica (MERRIAM, 2009), de caráter descritivo, se propondo a descrever um fenômeno em determinado contexto social, à luz da compreensão dos agentes, suas crenças e opiniões (GIL, 2021). Considerando ter os estudos sinalizado ser a fase pós-admissional o período mais delicado na vida do servidor com deficiência, objetiva-se contribuir para melhor compreender este fenômeno.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Interno - 1346570 - ANA LUCIA DE ARAUJO LIMA COELHO
Externo à Instituição - DIOGO HENRIQUE HELAL