PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM REDE NACIONAL (PROFSAÚDE)

Banca de DEFESA: MARIA CELESTE DANTAS JOTHA

DISCENTE: MARIA CELESTE DANTAS JOTHA
DATA: 29/05/2019
LOCAL: Sala da Pós-Graduação do CCM
TÍTULO: REPERCUSSÕES CLÍNICAS E SOCIAIS DE CRIANÇAS PORTADORAS DE INFECÇÃO CONGÊNITA POR ZIKA VÍRUS ACOMPANHADAS EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE JOÃO PESSOA JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Infecção congênita por zika vírus. Impacto Familiar. Qualidade de vida.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: Em 2015, apos um aumento inesperado do numero de recem-nascidos microcefalicos associados a uma historia materna de doenca exantematica durante a gravidez, foi descoberto um novo membro dos agentes etiologicos responsaveis pelas infeccoes congenita por transmissao vertical: o Virus Zika. A infeccao congenita pelo Zika virus (CVZ), alem da microcefalia, leva a serios compometimentos neurologicos e sistemicos causando um severo atraso no desenvolvimento destas criancas. No presente estudo, foram revisados vinte e nove casos de criancas diagnosticadas com infeccao congenita por Zika virus e microcefalia acompanhados em um centro de referencia na cidade de Joao Pessoa. O trabalho buscou descrever os principais achados clinicos, complicacoes neurologicas e malformacoes congenitas sistemicas presentes nestas criancas e compreender o impacto que a patologia causos na qualidade de vida nas familias. A analise foi feita atraves de exame fisico e neurologico das criancas ao completarem dois anos de vida, revisao de dados de prontuario medico e entrevista dos cuidadores para preenchimento de ficha com questionario semiestruturado contemplando variaveis sociodemograficas e aplicacao de escala para avaliacao da qualidade de vida WHOQOL-Bref. Cinquenta e um por cento das maes relataram a presenca de sintomas sugestivos de Febre do Zika no primeiro trimestre da gravidez. Em relacao as complicacoes neurologicas detectadas, a epilepsia foi a de maior relevancia, afetando 79% dos casos. A alteracao comportamental encontrada com maior frequencia foi a irritabilidade (n=4). Cinquenta e um por cento das criancas apresentaram linguagem no estagio inicial de sons guturais (n=15) e quarenta e um por cento nao apresentavam controle cervical completo (n=12) ao serem avaliadas aos 24 meses de vida, configurando grave atraso no desenvolvimento neurologico esperado para a idade. Noventa e tres por cento dos pacientes apresentaram algum tipo de comprometimento motor. Dentre os acometidos, 100% apresentou padrao motor de tetraparesia espastica. Malformacoes cardiacas, renais e osseas foram as principais encontradas no estudo.(n=9). Em relacao aos dados sociais e de qualidade de vida familiar, os resultados mostram que a genitora exerce o papel de principal cuidador em noventa por cento das familias, fato que motivou 60% das cuidadoras a sair do trabalho e 25% a trancarem os estudos. Houve mudanca na intencao reprodutiva em 55% das familias. Metade das familias analisadas vivenciou alguma situacao de preconceito. A depressao e lombalgia foram os principais sintomas citados pelas cuidadoras e atribuidos as necessidades especiais do cuidado a crianca com Zika virus. Em relacao a renda familiar, a principal fonte de recursos financeiros foi o trabalho informal. Das familias analisadas, quarenta por cento nao possuem a figura paterna inserida no seu nucleo familiar. Em relacao a qualidade de vida, a media dos valores da escala WHOQOL-Bref demostraram valores abaixo de 50% em todos os dominios analisados, demonstrando uma percepcao negativa da qualidade de vida. Apesar do pequeno numero de pacientes analisados, os dados obtidos neste estudo, sugere que CVZ gera um forte impacto emocional, fisico, economico e social no nucleo dessas familias. Os dados do presente estudo visam auxiliar a construcao do conhecimento cientifico sobre a evolucao natural da infeccao congenita por Zika virus com suas repercussoes clinicas e sociais, contribuindo na incorporacao de novas evidencias para melhor descrever a historia natural dessa doenca.
Externo ao Programa - 337993 - ADRIANA QUEIROGA SARMENTO GUERRA
Presidente - 337090 - CLAUDIO SERGIO MEDEIROS PAIVA