PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EM REDE NACIONAL (PROFSAÚDE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JANDIRA ARLETE CUNEGUNDES DE FREITAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANDIRA ARLETE CUNEGUNDES DE FREITAS
DATA: 31/05/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala da Pós-Graduação do CCM
TÍTULO: PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ESF SOBRE A INSERÇÃO DA RESIDÊNCIA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE NAS SUAS EQUIPES
PALAVRAS-CHAVES: Residência Médica; Estratégia Saúde da Família; Medicina de Família e Comunidade; Atenção Primária à Saúde.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO: O tema central deste estudo e a insercao da residencia de Medicina de Familia e Comunidade em Unidades Basicas de Saude, analisada na perspectiva de profissionais de equipes da Estrategia Saude da Familia. Os objetivos sao descrever e analisar, esta insercao em seu cenario de pratica, a partir da visao dos trabalhadores destas equipes, assim como a contribuicao desta equipe interprofissional sobre a formacao dos residentes. O modelo da pesquisa foi descritivo, com abordagem qualitativa. Os participantes foram 27 profissionais que fazem parte de cinco equipes inseridas em quatro Unidades Basicas de Saude da cidade de Mossoro-RN (tres enfermeiros, uma tecnica de enfermagem, 21 agentes comunitarios de saude, um tecnico de saude bucal e um auxiliar de consultorio dentario. As entrevistas foram realizadas atraves da tecnica do grupo focal, com gravacao em audio, transcricao posterior e realizacao de analise de conteudo proposta por Bardin. Atraves da analise tematica, emergiram as seguintes categorias: residencia e a sua presenca na equipe, residencia e o processo de trabalho, residencia e a comunidade e residencia e a gestao. A pesquisa permitiu uma analise de diversos aspectos relacionados a insercao e atuacao da residencia nas unidades referidas, ressaltando potencialidades e fragilidades neste processo.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1024801 - ANDRE LUIS BONIFACIO DE CARVALHO
Externo à Instituição - JORIA VIANA GUERREIRO
Presidente - 1117944 - RILVA LOPES DE SOUSA MUNOZ