PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTORIA)

Chamada de publicação de capítulo Linguagens e Narrativas Histo?ricas na sala de aula

Linguagens e Narrativas Históricas na sala de aula

Organizadores:

Paulo Roberto de Azevedo Maia (PROFHistória/UFPB) Márcia Elisa Teté Ramos (PROFHistória/UEM)

O livro Linguagens e Narrativas Históricas na sala de aula pretende oferecer material de reflexão sobre a prática docente no que diz respeito a utilização de variadas linguagens como a escrita, audiovisual, sonora e as artes visuais no Ensino de História na atualidade, a partir da produção desenvolvida por docentes ligados as universidades, escolas e outros espaços de pensamento. O surgimento de linhas de pesquisas voltadas a reflexão das práticas docentes no ensino de história e o uso das diversas linguagens, as diretrizes e a legislação sobre educação básica em nosso país, demonstram o quanto se tornou uma preocupação diversificar a ação dos professores na sala de aula. Existe uma demanda por leituras introdutórias ou de aprofundamento das diversas linguagens que possam oferecer subsídios para o desenvolvimento de atividades voltadas a problematização das aulas, contribuindo para uma prática docente qualificada para o desenvolvimento de habilidades e competências dos discentes, permitindo criar condições para uma educação inclusiva, crítica e democrática, desenvolvida a partir de perspectivas históricas. O cinema, a música, a televisão, os quadrinhos, os jogos, a iconografia e a internet não são apenas instrumentos lúdicos, mas fundamentais para consolidar uma aprendizagem plural com diversidade de olhares e entendimentos sobre o mundo.

Serão aceitos trabalhos na temática:
- Ensino de História, tecnologias e linguagens. - Ensino de História e internet.
- Ensino de História e cinema
- Ensino de História e televisão

- Ensino de História e literatura
- Uso das linguagens nas experiências de estágio docente - Ensino de História e quadrinhos
- Ensino de História e artes visuais
- Ensino de História e música
- Ensino de História e jogos
- Formação de Professores e Linguagens

Diretrizes para os autores

Data limite para o envio: 30/03/2021
Os trabalhos deverão ser enviados para: historiaelinguagensufpb@gmail.com Serão aceitos trabalhos inéditos em português, inglês e espanhol.

Extensão dos trabalhos: extensão máxima de 25 páginas (com referências bibliográficas)

Baixar Arquivo