PROGRAMA EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: LEONARDO DAVID MARQUES DOS SANTOS

DISCENTE: LEONARDO DAVID MARQUES DOS SANTOS
DATA: 25/05/2020
LOCAL: Vitualmente por meio da ferramenta virtual “Zoom Cloud Meetings”
TÍTULO: O Problema de Snell-Pothenot: uma proposta de integração de História da Matemática, Construção Geométrica e Tecnologias de Informação e Comunicação
PALAVRAS-CHAVES: Ensino; História da Matemática; Novas Tecnologias; Construções
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: O estudo da História da Matemática (HM) vem despertando cada vez mais o interesse de diversos pesquisadores por funcionar como motivador do interesse dos alunos pelo conteúdo matemático que lhe estaria sendo ensinado. Associado a isso, temos o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como uma ferramenta fundamental de ensino no mundo tecnológico no qual estamos inseridos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é contribuir com um diálogo entre essas tendências educacionais, propondo a utilização do Software GeoGebra na construção geométrica da solução de um problema histórico e relevante do ponto de vista prático. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico em alguns livros, artigos e teses que abordam essa temática. Como resultado foi traçado um estudo histórico do problema de Snell-Pothenot e apresentadas duas soluções, uma moderna e mais precisa e outra clássica proposta pelo próprio Pothenot. E por fim, trazemos uma perspectiva de uso em sala de aula pautada em construções geométricas com o auxílio do Software GeoGebra.
Presidente - 1125685 - EDUARDO GONCALVES DOS SANTOS
Interno - 1737205 - BRUNO HENRIQUE CARVALHO RIBEIRO