PROGRAMA EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: FRANCISCO ALDRIN ARMSTRONG RUFINO

DISCENTE: FRANCISCO ALDRIN ARMSTRONG RUFINO
DATA: 11/06/2013
LOCAL: Sala de Reuniões do DM
TÍTULO: Métodos Algébricos e Geométricos das Equações Polinomiais de grau maior ou igual a dois
PALAVRAS-CHAVES: Equações algébricas, métodos de resolução, resolução por radicais, discriminante.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

professor e ao aluno de matemática, o aprendizado de outros métodos de resolver
e demonstrar a validade das resoluções de problemas geométricos, aritméticos ou
grau maior ou igual a dois. Procede-se a uma abordagem desses métodos dentro
equações do segundo grau e nas equações de grau maior que dois, abordaremos
especíco de equações de quinto e sétimo grau por uma dedução na fórmula de
Cardano proposta por SARAIVA (vide[25]), e no quarto capítulo, são apresentados
alguns problemas que envolvem as equações polinomiais de grau maior ou igual a
dois presentes no ensino básico.
Nessa dissertação, objetiva-se buscar alternativas didáticas que possibilitem ao professor e ao aluno de matemática o aprendizado de outros métodos de resolver e demonstrar a validade das resoluções de problemas geométricos, aritméticos ou algébricos que possam ser interpretados ou reduzidos a uma equação polinomial de grau maior ou igual a dois. Procede-se a uma abordagem desses métodos dentro de perspectivas de ordem geométrica, algébrica e aritmética para as resoluções das equações do segundo grau e nas equações de grau maior que dois, abordaremos resolução por radicais. Assim, em quatro capítulos, nos dois primeiros, discorre-se acerca da história das equações polinomias, retratando-se a resolução de equações algébricas de segundo, terceiro e quarto graus. No terceiro demonstra-se um caso específico de equações de quinto e sétimo grau por uma dedução na fórmula de Cardano, e no quarto capítulo, são apresentados alguns problemas que envolvem as equações polinomiais de grau maior ou igual a dois presentes no ensino básico.

Externo ao Programa - 336721 - ANTONIO DE ANDRADE E SILVA
Presidente - 1767752 - CARLOS BOCKER NETO