PROGRAMA EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Notícias


Banca de DEFESA: SAMUEL BEZERRA DE MENEZES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMUEL BEZERRA DE MENEZES
DATA: 18/02/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA EM DESUSO NAS PROVAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MEDIO (ENEM)
PALAVRAS-CHAVES: ENEM. Binômio de Newton. Determinantes. Números Complexos.
PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: No ano de 1998 o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi implementado em nosso país, tornando-se o principal instrumento de acesso às universidades e às políticas dos programas de financiamento aos estudantes, como exemplos temos o Programa Universidade Para Todos (Prouni), criado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como função selecionar candidatos à bolsas parciais e integrais em universidades particulares e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), criado em 2001 pelo MEC, tendo como finalidade conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos. Nesse contexto o papel do ensino de Matemática verificou outros aspectos em sua abordagem. Anteriormente, conteúdos que costumavam cair com bastante frequência em provas dos principais exames vestibulares do Brasil, foram de certa forma sendo menos requisitados ou simplesmente não mais abordados, devido sobretudo ao poder de contextualização e interdisciplinaridade que alguns conteúdos têm em detrimento de outros. Nossa dissertação tem como o objetivo procurar por vários meios compreender as razões pelas quais os temas: Determinantes, Binômio de Newton e Números Complexos estarem praticamente ausentes em provas do ENEM. Mostraremos também a importância dos conteúdos menos ou não cobrados em provas, suas aplicações nas demais áreas de conhecimento e sua importância para a sociedade. Utilizamos em nosso trabalho a pesquisa bibliográfica que nos forneceu os dados qualitativos e quantitativos necessários para identificar quais conteúdos foram mais ou menos abordados nessas avaliações. Promovemos também pesquisas estruturadas com professores atuantes no ensino médio de escolas públicas e privadas, fato que proporcionou termos uma visão mais aprofundada e abalizada dessas possíveis causas, evidenciando para educadores e estudantes que mesmo não sendo abordados em provas do ENEM tais conteúdos tem sua relevância no estudo da Matemática.  
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1125685 - EDUARDO GONCALVES DOS SANTOS
Interno - 1737205 - BRUNO HENRIQUE CARVALHO RIBEIRO
Externo à Instituição - AIRTON TEMISTOCLES GONÇALVES DE CASTRO