PROGRAMA EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: JANEIDE FIRMINO CAVALCANTI SOARES

DISCENTE: JANEIDE FIRMINO CAVALCANTI SOARES
DATA: 07/02/2022
LOCAL: plataforma google meet
TÍTULO: FUNÇÕES: UMA ANÁLISE ACERCA DA ABORDAGEM EM PROVAS DO NÍVEL 3 - 2ª. FASE DA OBMEP
PALAVRAS-CHAVES: Funções; OBMEP; GeoGebra
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: Essa pesquisa tem como objetivo analisar como o assunto de funções é abordado nas questões do Nível 3, da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Alguns dos propósitos dessa competição são verificar as melhorias no ensino de matemática na educação básica, bem como, acompanhar as revelações de novos talentos nos jovens estudantes incentivados pela participação no evento. Os dados aqui analisados foram coletados através de uma pesquisa bibliográfica, que envolveu a construção de uma descrição sobre a evolução da ideia de função ao longo do tempo, bem como aspectos ligados à criação e funcionamento da OBMEP. Em seguida foram analisadas as questões que abordam, mesmo que implicitamente, o assunto de funções, desde a primeira edição da OBMEP, ocorrida em 2005, até a edição do ano de 2018. Essas questões foram resolvidas com todos os detalhes, onde procuramos mostrar conexões entre aspectos algébricos e geométricos dos conceitos envolvidos. Sempre que possível, recorremos ao aparato do software GEOGEBRA para darmos uma abordagem diferente a cada questão. Os resultados obtidos nessa pesquisa apontam para um uso das funções como conteúdo central nas questões, como também, como conteúdo facilitador para a resolução de problemas de assuntos diversos que são abordados na prova. Além disso concluímos sobre a importância desse assunto ser trabalhado em sala de aula com diferentes abordagens e utilizando questões elaboradas nessa perspectiva para um melhor desenvolvimento dessas habilidades nos alunos.
Presidente - 1125685 - EDUARDO GONCALVES DOS SANTOS
Interno - 1071485 - PEDRO ANTONIO HINOJOSA VERA