PROGRAMA EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: LUIZ AUGUSTO DE ALMEIDA MASCARENHAS LEITE

DISCENTE: LUIZ AUGUSTO DE ALMEIDA MASCARENHAS LEITE
DATA: 22/02/2022
LOCAL: João Pessoa
TÍTULO: Grafos e o sistema educacional brasileiro
PALAVRAS-CHAVES: Grafos; Avaliação; Educação; Algoritmo;
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: A avaliação sistêmica de redes públicas é um mecanismo de controle social e democrático da qualidade da educação oferecida pelas escolas públicas. O objetivo geral deste trabalho é, criar um modelo baseado na teoria dos grafos que relaciona escolas e a prociência dos estudantes na avaliação de larga escala. Para isso, foi utilizada a base de dados do Sistema de Avaliação do Estado de Pernambuco (SAEPE), desde o ano de 2010 até o ano de 2019. Esse modelo utiliza as escolas como vértices de um grafo e as arestas ponderada como a prociência dos estudantes. E a relação entre os vértices acontece a medida que os estudantes vão concluindo os ciclos educacionais e mudando de instituições de ensino. Esse movimento dos alunos foi inicialmente observado com os dados de 2010 nos anos iniciais de escolarização. E se encerra em 2019 com o m do último ciclo da educação básica (terceiro ano do ensino médio). Além disso, utilizamos o algoritmo de Dijkstra para encontrar qual melhor trajetória escolar um estudante deve percorrer dentro de uma rede publica de educação. Por fim, realizamos computacionalmente esse modelo usando dados de um município do Estado de Pernambuco. E apresentamos os resultados obtidos.
Presidente - 1869243 - NAPOLEON CARO TUESTA
Interno - 1125685 - EDUARDO GONCALVES DOS SANTOS