PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (PPGCB)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: WENDELL RODRIGUES

DISCENTE: WENDELL RODRIGUES
DATA: 30/08/2021
LOCAL: PPGCB
TÍTULO: Conhecimento e comparação das comunidades de Insetos (HEXAPODA: INSECTA) em fragmentos de Mata Atlântica
PALAVRAS-CHAVES: Fragmentação; Prato-armadilha; Insecta; Dossel
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO: A fragmentação de habitat é uma das principais causas do declínio de populações naturais de animais e é um processo que ocorre como consequência da urbanização. João Pessoa (PB) é uma cidade onde esse processo também ocorreu e mais recentemente na história vem se intensificando. Considerando os fragmentos de mata ainda remanescentes na área metropolitana da cidade, surge o questionamento se fragmentos de diferentes tamanhos seriam similares quanto à diversidade dos animais que podem ser encontrados neles. Focando no grupo dos insetos e estudando a nível de ordem e família, pode-se comparar a abundância e ocorrência de determinados grupos nesses remanescentes de mata. Foram amostrados oito fragmentos de mata que foram escolhidos como pontos de coleta por apresentarem algum tipo de legislação protetora, por serem os mesmos utilizados em outros estudos similares de fauna e por questões logísticas. Para tal levantamento e estudo, armadilhas do tipo pan traps padronizadas foram utilizadas. Tais armadilhas utilizam diferentes cores como atrativo para os insetos que ficam presos em uma solução de água e detergente. As diferentes áreas foram amostradas em três repetições e em cada uma delas 24 armadilhas foram instaladas, totalizando 568 amostras. Como resultado, obteve-se 5444 insetos. Os grupos mais abundantes foram Diptera (Cecidomyiidae, Phoridae e Scaridae) e Hymenoptera (Formicidae). As diferentes áreas apresentaram abundâncias similares entre 8 a 15% do total, com as áreas de maior tamanho também sendo as mais abundantes. Diferentes ordens foram também amostradas, embora somadas representem apenas 1/5 de todo o material coletado. Os resultados obtidos neste estudo podem direcionar pesquisas futuras que utilizem pan traps como forma adicional de coleta para grupos de insetos que foram bem amostrados ou para grupos que foram exclusivamente amostrados por cada uma das três cores. A segunda parte do estudo teve como objetivo desenvolver uma forma eficiente e barata de coletar insetos no dossel, preferencialmente os da família Apidae, pouco amostrados na primeira parte. A área escolhida foi o Refúgio de Vida Silvestre da Mata do Buraquinho. Armadilhas pan traps também foram utilizadas, sendo elevadas a uma altura média de 20m. Nove repetições de coleta foram feitas, cada uma com seis armadilhas, totalizando 50 amostras e 1553 espécimes obtidos. O método se mostrou eficiente, coletando principalmente Diptera e Hymenoptera. Formicidae foi um grupo praticamente ausente em comparação com as armadilhas da primeira parte, dispostas a altura do solo. Apidae foi melhor amostrado apresentando uma pequena abundância, mas grande riqueza. Um maior esforço amostral, considerando os resultados obtidos, pode ser feito utilizando armadilhas desse tipo para coletar insetos no dossel.
Externo ao Programa - 2418253 - ALESSANDRE PEREIRA COLAVITE
Presidente - 1022359 - CELSO FEITOSA MARTINS