PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (PPGCB)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: PAULO HENRIQUE IZIDRO DE BRITO

DISCENTE: PAULO HENRIQUE IZIDRO DE BRITO
DATA: 31/08/2021
LOCAL: PPGCB Virtual (https://meet.google.com/gmd-cpzj-xdn)
TÍTULO: Macroparasitos de quelônios terrestres e dulcícolas da Região Neotropical, com ênfase em parasitos do Cágado-de-barbicha – Phrynops geoffroanus (Schweigger, 1812) (Testudines: Chelidae) no sertão da Paraíba, Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Quelônios, parasitos, Phrynops geoffroanus, Região Neotropical, América Latina
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO: Os parasitos são considerados elementos essenciais nos ecossistemas aquáticos, participando do fluxo de energia e agindo como controladores de populações, contribuindo para a cadeia alimentar e atuando como engenheiros de ecossistemas. A fauna parasitária dos répteis é considerada escassa e, comparada com outros vertebrados, sua diversidade é considerada pobre, principalmente relacionados aos quelônios dulcícolas. A região neotropical está inserida na maior parte da América Latina, considerava rica em espécies de répteis e nela estão presentes oito famílias de quelônios terrestres e dulcícolas. P. geoffroanus é um cágado de médio porte com uma extensa distribuição na América do Sul e apresentam um alto potencial como hospedeiros intermediários para inúmeras parasitoses, devido a sua dieta que inclui uma grande diversidade de presas. Os objetivos do presente estudo foram: (1) relatar as espécies encontradas em Phrynops geoffroanus em rios poluídos no sertão da Paraíba, Brasil, listando todos os parasitos já relatados para a espécie na literatura; (2) providenciar um checklist das espécies de nematódeos dos quelônios terrestres e dulcícolas na Região Neotropical, relatando também as espécies que não estão inseridas na mesma da América Latina. A pesquisa foi realizada em rios antropizados nas cidades de Conceição e Patos, no sertão paraibano, Brasil. Foram estudadas duas populações de P. geoffroanus nos meses de novembro e dezembro de 2019 e dezembro de 2020, totalizando 17 espécimes capturados. Apesar de sua grande distribuição, P. geoffroanus apresenta estudos concentrados no Brasil, com total de 16 publicações relacionadas aos seus parasitos. É hospedeiro de uma grande variedade de espécies de diversos grupos, sendo Digenea o que apresentou mais gêneros e espécies registradas, acompanhado por Nematoda igualmente com o número de gêneros, mas inferior em espécies, seguidos de Hirudinea. Foi registrado duas ocorrências de endoparasitos para a espécie: família Camallanidae no intestino delgado e grosso (n=384), Camallanus sp. e família Gnathostomatidae no estômago, (n=48), Spiroxys contortus, com um total de 432 endoparasitos coletados, sendo o primeiro o que apresentou maior prevalência e abundância e o segundo uma nova ocorrência para espécie hospedeira. Também foi encontrado um ectoparasito da família Glossiphoniidae (Hirudinea) fixado na região dos membros posteriores do quelônio. O presente estudo registrou a ocorrência de 10 superfamílias, 17 famílias, 38 gêneros e 65 espécies de nematódeos em nove unidades biogeográficas, incluindo zonas de transição, na região Neotropical entre e em 12 localidades da América latina, no período de 1839 a 2021 em 86 publicações, sendo o Brasil com maior número de espécies, gêneros e publicações, seguido do Mexico e Peru e a biorregião Boreal Brazilian dominion com maior número de espécies. No total, 42 espécies e 18 gêneros de quelônios foram registrados sendo parasitados (destas 40 espécies e 17 gêneros na região neotropical) e Chelonoidis denticulatus, da família Testudinidae, foi o hospedeiro mais parasitado. As análises de agrupamento demostram que grande parte das espécies de nematódeos e seus hospedeiros possuem especificidade geográfica, estando presentes apenas em determinadas biorregiões na Região Neotropical e a maioria das espécies de nematódeos utilizam os intestinos e estômagos como sítio de infecção.
Presidente - 2051727 - ANA CAROLINA FIGUEIREDO LACERDA
Interno - 2054463 - MIODELI NOGUEIRA JUNIOR