PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (PPGCB)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: JOÃO PAULO NUNES DE ANDRADE PEREIRA

DISCENTE: JOÃO PAULO NUNES DE ANDRADE PEREIRA
DATA: 26/04/2022
LOCAL: Ambiente Virtual

Link da defesa: https://meet.google.com/wdw-wocw-gam

TÍTULO: COMPORTAMENTO ALIMENTAR E REPRODUTIVO DE DICHOTOMIUS GUARIBENSIS (COLEOPTERA: SCARABAEIDAE: SCARABAEINAE): UM REPRESENTANTE DA FLORESTA ATLÂNTICA PARAIBANA
PALAVRAS-CHAVES: Rola-bosta. Tuneleiro. Etologia. Amostragem por escaneamento. Sobrevivência.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO: O estudo do comportamento de Dichotomius guaribensis fornece informações relevantes sobre seu papel e interações ecológicas onde ocorre, tendo como finalidade a aplicação desses conhecimentos na conservação da Floresta Atlântica. O presente trabalho objetivou conhecer aspectos do comportamento alimentar e reprodutivo de D. guaribensis. As coletas foram realizadas em quatro fragmentos de Floresta Atlântica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foram obtidos 30 casais de besouros, que foram criados individualmente em terrários feitos a partir de garrafas PET 5L no Laboratório de Ecologia e Conservação (LEAC), dentro de um desses fragmentos. Após cerca de 100h de observação do tipo ad libitum, foi produzido um etograma dos comportamentos de D. guaribensis. A partir desse etograma foi produzido uma tabela de checagem, utilizada na quantificação desses comportamentos, a fim de obter suas frequências relativas. O método de utilizado nesta quantificação foi o scan sampling, com modo de registro instantâneo. Para o dimensionamento dos túneis de D. guaribensis, uma solução de gesso e água foi disposta em túneis de terrários próprios para este experimento. O tempo de sobrevivência foi analisado por meio do estimador Kaplan-Meier (KM), com a comparação de curvas de sobrevivência de machos e fêmeas realizada por meio do teste log-rank. Para a determinação do período de atividade foi realizada uma Análise de Variância (ANOVA) e para avaliar a estrutura populacional da espécie foi realizado um teste qui-quadrado. D. guaribensis apresentou uma elevada longevidade, principalmente as fêmeas, que apresentaram diferença de sobrevivência significativa em relação aos machos. A espécie foi classificada como crepuscular-noturna, com um pico de atividade entre 17h00 e 19h00, com máxima atividade no crepúsculo, 17h30 – 18h30. Em média, os túneis de D. guaribensis apresentaram um diâmetro externo de 1,89cm ±0,57 e diâmetro interno de 1,21cm ±0,21. Os túneis presentaram medianas de comprimento e profundidade de 8cm (máxima de 19,1cm) e 7,35cm (máxima de 17,05cm), respectivamente, havendo registros de cinco túneis com ramificações. Os comportamentos mais frequentes da espécie foram “enterrado” e “guarda”, que ocorreram respectivamente em cerca de 84% e 10% das vezes em que esses besouros foram observados. Comportamentos como guarda, forrageamento, emissão de semioquímicos e alocação de recurso foram exercidos por machos em frequências mais elevadas em relação às fêmeas. Houve o primeiro registro de um possível comportamento de emissão de semioquímicos, realizado exclusivamente pelos machos de D. guaribensis. Não foram observados fragmentos ninho e nascimento de novos indivíduos, uma possível consequência de um ambiente em cativeiro, que não possui todos os recursos disponíveis no ambiente natural do besouro. O presente trabalho traz conhecimentos a respeito dos comportamentos alimentares e reprodutivos de Dichotomius guaribensis, possibilitando um melhor entendimento de alguns aspectos comportamentais inerentes da espécie.
Externo à Instituição - CAROLINA NUNES LIBERAL
Externo à Instituição - LUCIANA IANNUZZI