PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (PPGCB)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: FERNANDA VIRGINIA ALBUQUERQUE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA VIRGINIA ALBUQUERQUE DA SILVA
DATA: 30/08/2022
LOCAL: Ambiente Virtual, link:  https://meet.google.com/ser-wenj-zdq
TÍTULO: Interação trófica entre grandes peixes pelágicos no arquipélago São Pedro e São Paulo utilizando analises de isótopos estáveis
PALAVRAS-CHAVES: ecologia trófica, isótopos estáveis, nicho isotópico, partição de recursos.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO: Os grandes pelágicos desempenham um papel importante no ecossistema marinho, ocupando os níveis tróficos mais altos das cadeias alimentares. Predadores de topo de cadeia alimentar são considerados espécies-chave na manutenção e estrutura de diversos ecossistemas, através de efeito regulatório das populações situadas em nichos inferiores. Os estudos de ecologia trófica são indispensáveis para a compreensão do papel exercido pelas diversas espécies no cossistema aquático, pois indicam como elas se relacionam na partilha de recursos, evidenciando indiretamente como funciona o fluxo de energia dentro da comunidade e permitindo, assim, compreender os efeitos da competição e predação sobre a estrutura das redes tróficas. Neste sentido as análises de isótopos estáveis tem se tornado uma alternativa eficiente no omplemento de informações tróficas, pois é um marcador biogeoquimico capaz de examinar as relações tróficas a longo prazo, de modo a refletir os nutrientes assimilados O arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP) é uma importante área de concentração de peixes pelágicos de importância ecológica e econômica, portanto faz-se necessária a realização de estudos sobre a biologia das espécies capturadas, com vistas não somente a assegurar a sua conservação, mas, sobretudo, para compreender os possíveis impactos da atividade pesqueira no ecossistema insular, aspecto em relação ao qual uma adequada compreensão das relações tróficas adquire particular relevância. A presente tese busca compreender a dinâmica trófica a partir da utilização de traçadores bioquímicos, isótopos estáveis, na população de dois grupos funcionais distintos e de interesse no ASPSP. No Capítulo 1 testamos a hipótese de que os peixes pelágicos de interesse econômico partilham dos recursos disponíveis em torno do ASPSP, a partir de estratégias de consumo diferentes fontes de presas. A partir das assinaturas de δ15N e δ13C, foi possível observar que as espécies utilizam distintas estratégias alimentares em virtude da vasta diversidade de organismos marinhos disponíveis no ambiente insular, no intuito de minimizar a competição e aumentar o ganho energético. Essas descobertas são de fundamental importância para o entendimento das complexas interações ocorrentes dentro de uma teia alimentar e apresenta resultados relevantes que podem ser empregados na gestão ecossistêmica da comunidade oceânica de predadores e da pesca. No Capítulo 2 foi testada a hipótese de que os tubarões mantem sua função ecológica, como predador de topo, no ASPSP. Por meio das análises de isótopos estáveis, uma ferramenta não letal, observamos que os tubarões apresentaram assinaturas isotópicas de δ15N altas, compatível com predadores de topo. E que apesar da alta sobreposição dos nichos isotópicos, sugerindo competição pelos recursos, os tubarões lombo-preto e de galápagos apresentaram uma segregação a partir de diferentes estratégias na utilização do espaço e no tempo. Com base nos nossos resultados enfatizamos a importância dos estudos de ecologia trófica dos grandes peixes pelágicos pois desempenham papel de predadores terciários e quaternários no ASPSP, sendo importantes na regulação e manutenção de níveis tróficos inferiores. Fornecendo subsídios para a gestão dos recursos nesse ecossistema insular tão singular. Enfatizamos também a importância de métodos de estudos não letais para a compreensão da biologia e ecologia dos peixes pelágicos, sobretudo de espécies que estão sujeitas a ameaça, como os tubarões.
Externo à Instituição - FLAVIA LUCENA FRÉDOU
Externo à Instituição - GUELSON BATISTA DA SILVA