PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (PPGCB)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Biodiversidade da Paraíba será mapeada e auxiliará na sustentabilidade

A biodiversidade da Paraíba será mapeada e auxiliará na construção de políticas voltadas à sustentabilidade

 

“Será apresentado à sociedade o mais amplo e aprofundado diagnóstico da biodiversidade da Paraíba, com a construção de um grande banco de dados oriundo dos mais variados ecossistemas do estado”

 

O projeto “Biodiversidade da Paraíba: Status, Ameaças e Oportunidades” foi aprovado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba/FAPESQ-PB, no edital direcionado ao Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX).

 

Um grupo formado por mais de 50 pesquisadores de 13 instituições brasileiras e estrangeiras, coordenado pelo prof. Alexandre Vasconcellos, do Departamento de Sistemática e Ecologia da UFPB, agora compõe o Núcleo de Excelência em Biodiversidade da Paraíba, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Biológicas-UFPB.

 

As atividades do Núcleo funcionarão em sintonia com o Laboratório Misto Internacional IDEAL – artificial Intelligence, Data analytics and Earth observation Applied to SustAinability Lab, coordenado pelo Prof. Rafael L. G. Raimundo, do Campus IV da UFPB e Laure Berti-Equille, do Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD).

 

PERSPECTIVAS

Ao final do projeto, os pesquisadores esperam que cada município, região (micro e meso) e zonas climáticas da Paraíba possuam informações sobre a sua biodiversidade, incluindo (i) número de espécies; (ii) espécies ameaçadas; (iii) organismos de interesse para saúde pública, animal e fitossanidade; (iv) espécies pragas, exóticas e invasoras; (v) espécies com potencial cinegético e pesqueiro; (vi) espécies com potencial econômico; (vii) áreas prioritárias para a conservação; e (viii) áreas com lacunas amostrais.

 

Para mais detalhes, consulte o pdf anexo.

 

A Secretaria.

PPGCB/UFPB.


Baixar Arquivo