PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (PPGCB)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: ALDENIR FERREIRA DA SILVA NETA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALDENIR FERREIRA DA SILVA NETA
DATA: 28/09/2023
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: ECOLOGIA EVOLUTIVA DO LAGARTO Brasiliscincus heathi (SQUAMATA: MABUYDAE): FILOGEOGRAFIA, AUTOCOLOGIA E PARASITISMO NA CAATINGA BRASILEIRA
PALAVRAS-CHAVES: Delimitação de linhagem, Endoparasitas, Aspectos ecológicos, Caatinga, Neotrópicos.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO: A mais rica ecozona do planeta, a região Neotropical, tem um longo histórico de criação e manutenção da biodiversidade, no entanto, os processos que moldaram a origem e padrões espaciais das linhagens ainda permanecem ocultos ou pouco compreendidos. Nesse sentido os estudos filogeográficos são fundamentais para a compreensão da evolução, mecanismos de especiação, extinção ou mudanças na distribuição dos organismos. A família Mabuyidae compreende gêneros de lagartos restritos à região Neotropical, incluindo o gênero Brasiliscincus, representado atualmente por três espécies restritas à América do Sul: Brasiliscincus agilis, B. caissara, B. heathi. Assim, utilizamos inferências filogeográficas para compreender a história evolutiva do complexo Brasiliscincus agilis, B. caissara, B. heathi na Caatinga e áreas adjacentes. Descrevemos dados de parasitismo e autoecologia, incluindo dieta, reprodução e dimorfismo sexual para o lagarto B. heathi ao longo de sua distribuição no domínio da Caatinga. Reunimos amostras de tecido cobrindo toda a distribuição de ambas as espécies totalizando 135 amostras, usamos marcadores genéticos mitocondriais para reconstrução genética através de analise Bayesiana, e histórico-demografica. Inferimos dados de aspecto da história natural da espécie B.heathi, e parasitismo para 293 indivíduos provenientes de 48 localidades da Caatinga. O BAPS recuperou duas populações de B. heathi a primeira composta por indivíduos distribuídos ao norte do rio São Francisco e a segunda ao sul do Rio e uma linhagem ainda desconhecida atribuída as regiões de altitude da Bahia. Utilizamos quatro métodos de delimitação de linhagens, com exceção do ASAP, os demais recuperaram 6 linhagens dentro do complexo. Identificamos 14 categorias de presas, com o índice de importância relativa variando de 0,15 a 25,62, Random Forest selecionou comprimento rostro-cloacal e distância entre os membros como as variáveis mais importantes para separar os sexos com base na forma do corpo. O gráfico mostra uma tendência na relação positiva entre o CRC das fêmeas e a quantidade de embriões. Encontramos 339 endoparasitas com prevalência geral de 57, 44%. Abundância média 2,39 ±0,31, amplitude (0-21) e intensidade média de infecção 4,79±0,48 (1-22). A riqueza de endoparasitas compreendeu seis táxons pertencentes a três filos. A riqueza de espécies foi maior nas áreas ao norte do rio (total=5 espécies). Oochoristica sp. e Parafaringodom hispidus foram as espécies mais prevalentes. Os modelos do GLM mostraram que o CRC foi a variável mais importante para a abundância de endoparasitas em toda a amostra e a abundância de Oochoristica sp foi influenciada pelo sexo e pelo grupo geográfico. Quatro espécies de endoparasitas representam novos registros para o hospedeiro.
Presidente - 807.295.681-72 - ADRIAN ANTONIO GARDA - UFRN
Externo à Instituição - FELIPE DE MEDEIROS MAGALHAES