PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (PPGCB)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: CATARINA SERRÃO CARLOS DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CATARINA SERRÃO CARLOS DA COSTA
DATA: 28/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Biologia Molecular (DBM)
TÍTULO: Efeitos tóxicos e subletais de nanoplásticos na fertilização e no desenvolvimento embrionário e larval da bolacha-da-praia tropical Mellita quinquiesperforata (Leske, 1778) (Echinodermata: Echinoidea)
PALAVRAS-CHAVES: ecotoxicologia; equinodermo; internalização celular; nanopartículas funcionalizadas; poliestireno; poluição
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO: A Mellita quinquiesperforata é um equinoide tropical abundante na costa brasileira. O desenvolvimento embrionário e larval de equinodermos são importantes ferramentas de estudo na ecotoxicologia para avaliação de risco de contaminantes antrópicos emergentes. Entre estes, destacam-se os nanoplásticos, cujo efeito em espécies marinhas ainda carece de maior entendimento. Ademais, é importante ampliar os estudos sobre o impacto destes contaminantes na reprodução de invertebrados marinhos tropicais, visando a conservação de suas populações e comunidade. O objetivo do presente trabalho foi investigar o efeito de nanoplásticos (NPs) de poliestireno funcionalizados com grupamentos amina (PS-NH2) e carboxila (PS-COOH) na fertilização e desenvolvimento embrionário e larval de M. quinquiesperforata. Gametas femininos e masculinos, embriões e larvas foram expostos, de forma independente, aos dois NPs (0,005; 0,05; 0,5 e 5 mg.L-1 ) e os seguintes endpoints foram avaliados: taxa de fertilização, alterações morfológicas no desenvolvimento, mortalidade, internalização celular dos NPs e ingestão dos NPs pelas larvas. Apenas os NPs PS-NH2 (5 mg.L-1 ) apresentaram efeito tóxico, bloqueando a fertilização (91,4% de bloqueio para exposição de óvulos; 100% para exposição de espermatozoides), causando, ainda, mortalidade de gástrulas e larvas (98,6% e 100% de mortalidade, respectivamente). Os NPs PS-COOH não causaram efeitos tóxicos sobre a fertilização e o desenvolvimento embrionário e larval, porém se acumularam no trato digestivo das larvas na maior concentração testada. Além disso, as nanopartículas carboxiladas foram internalizadas pelos óvulos recém-fertilizados e permaneceram presentes nas células embrionárias durante o desenvolvimento. O presente trabalho ressalta a toxicidade das NPs aminadas; alerta para possíveis comprometimentos no processo de metamorfose larval e biomagnificação das NPs ao longo da teia trófica; e auxilia no desenvolvimento de estratégias e políticas de proteção ambiental contra contaminantes emergentes em ecossistemas tropicais.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3475890 - GLAUCIA VERISSIMO FAHEINA MARTINS
Presidente - 1451626 - LUIS FERNANDO MARQUES DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2773523 - VIVYANNE DOS SANTOS FALCAO SILVA