PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

Banca de DEFESA: MÔNICA VILAÇA DA SILVA

DISCENTE: MÔNICA VILAÇA DA SILVA
DATA: 13/02/2019
LOCAL: Sala 507 do CCHLA
TÍTULO: O TRABALHO DAS MULHERES NA REDE DE PRODUTORAS DO PAJEÚ: CUIDADOS E ECONOMIA FEMINISTA EM PRÁTICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
PALAVRAS-CHAVES: Economia feminista. Economia Solidária. Cuidados. Trabalho. Rede.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Esta dissertacao desenvolve-se a partir da experiencia de trabalho das mulheres organizadas em grupos produtivos na Rede de Mulheres Produtoras do Pajeu, localizada no Sertao do Pajeu em Pernambuco, apresentando uma problematizacao dos valores e sentidos morais e eticos mobilizados por mulheres em suas praticas de trabalho. Busco assim refletir sobre as experiencias e vivencias de transformacao do cotidiano, a partir da organizacao do trabalho e dos aprendizados mobilizadas pelas mulheres. A transformacao aqui discutida compartilha alteracoes de normas e valores, de dinamicas de convivencia e organizacao, e dos sentidos dos trabalhos realizados pelas mulheres. As orientacoes metodologicas que guiaram o desenvolvimento da pesquisa buscaram dialogar com o fato da experiencia ser composta apenas por mulheres, considerando sua opcao de trabalho e organizacao economica, alem dos diferentes tempos de organizacao e constituicao dos grupos de trabalhos das mulheres. Partindo destas observacoes discuto a operacionalizacao da pesquisa a partir de metodos e ferramentas que dialogam com referencias da epistemologia feminista e da educacao popular. Para desenvolver esta reflexao discuto tres dimensoes na analise, a primeira aborda as politicas publicas e as respostas organizativas das mulheres no sertao do Pajeu, refletindo o surgimento dos grupos de trabalho das mulheres em resposta a politicas publicas federais, estaduais e municipais, e acoes de organizacoes nao governamentais desenvolvidas em periodos diferentes em seu territorio. Uma segunda dimensao abordara as compreensoes construidas pelas mulheres sobre trabalho, que atividades definem e compreendem como trabalho, e as estrategias e etapas de producao e gestao do trabalho realizados coletivamente pelos grupos. Por fim discuto os aprendizados particulares e coletivos decorrentes do trabalho realizado nos grupos produtivos, e como estes aprendizados tambem envolvem a elaboracao de definicoes quanto aos principios politicos dos grupos, como ocorre com sua definicao por um feminismo popular, e de definicoes organizativas maturadas por sua experiencia cotidiana como ocorre em sua escolha pela organizacao em Rede.
Externo à Instituição - ANA MARIA DUBEUX GERVAIS
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO