PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
83

Notícias


Banca de DEFESA: GLEICY SCHOMMER DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLEICY SCHOMMER DOS SANTOS
DATA: 28/08/2020
HORA: 14:30
LOCAL: por videoconferência (XXXXX) conforme Portaria 90/GR/REITORIA/UFPB
TÍTULO: Pedagogia Concorrencial: Uma crítica sobre o lugar estratégico da educação básica na produção de valores neoliberais
PALAVRAS-CHAVES: concorrencialismo; neoliberalismo; educação básica; cultura de avaliação; apostilamento; educação socioemocional.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: A presente pesquisa apresenta uma análise sobre as técnicas governamentais neoliberais que tem constituído a formação das crianças e jovens e busca compreender qual o tipo de pedagogia está vigente na educação básica brasileira e suas possíveis consequências. Para tal, recorreu-se à história dos movimentos e articulações políticas que culminaram no que hoje entendemos por neoliberalismo, bem como à história das ideias pedagógicas e políticas educacionais do Brasil. Analisados então alguns dos processos históricos da educação nacional, bem como da racionalidade neoliberal e a relação do Estado com o mercado, observamos alguns dos elementos que hoje compõem da educação básica nacional, tais como, uma cultura de avaliação, o apostilamento e programas de educação socioemocional, aos quais denominamos de vestibularização da educação. Observamos então, que esse processo de vestibularização tem permitido com que o princípio da concorrência, essencial ao neoliberalismo, tem se tornado também um princípio educacional, que acaba por reproduzir e acentuar desigualdades educacionais. Assim, concluímos que o tipo de formação vigente hoje na educação básica brasileira, dá-se na disseminação de valores que são próprios ao mercado e ao sistema capitalista neoliberal, e tem formado indivíduos concorrenciais, e assim, na falta de uma pedagogia construída teoricamente que desse conta de tal realidade, denominamos de Pedagogia Concorrencial.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2425306 - MIQUELI MICHETTI
Presidente - 1363922 - SIMONE MAGALHAES BRITO
Externo ao Programa - 1316406 - TERENCE MULHALL