PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: FRANCISCO ÉRICK DE OLIVEIRA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO ÉRICK DE OLIVEIRA
DATA: 29/03/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Por videoconferência (meet.google.com/rtz-hybp-phv)
TÍTULO: Raça, racismo e racialização nas trajetórias de escolarização de pós-graduandos/as das classes populares
PALAVRAS-CHAVES: trajetórias; escolarização; raça; racialização; classes populares.
PÁGINAS: 213
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: O objetivo deste trabalho foi investigar qualitativamente como raça, enquanto categoria analítica, pode condicionar trajetórias de escolarização uma temática que tem sido explorada majoritariamente por pesquisas com classe social. As questões norteadoras foram: como a raça interfere objetiva e subjetivamente na escolarização de brancos e não-brancos? Dentre os demais espaços de socialização que se interligam ao processo de escolarização, como a discriminação racial atua e quais consequências eventualmente produz? A metodologia utilizada se baseou nos estudos de trajetórias desenvolvidos pela sociologia da educação e associados à questão do sucesso e fracasso escolares. Utilizou-se, para tanto, de questionários culturais e socioeconômicos e entrevistas semiestruturadas que foram aplicados a estudantes de pós-graduação brancos e não-brancos e de origem popular. Entretanto, a fim de posicionar o problema no campo das relações raciais, seguiu-se a orientação dos paradigmas de pesquisa desenvolvidos por Carlos Hasenbalg e Nelson do Valle Silva, que demonstraram que raça é uma categoria eficaz na alocação de posições sociais na estrutura de classes e desfrute das oportunidades sociais ao longo dos ciclos de vida; e Sergio Alfredo Guimarães que trabalhasociologicamente a cor como um tropo que esconde a permanência de noções raciais na sociedade brasileira. Pela análise de conteúdo, se investigou as narrativas de Alfredo, Carlos, Lia e Lília (brancos); Alessandra, Carolina, Cida, Ellen, Firmina e Silvio (não-brancos) e os resultados apontam para uma realidade na qual os brancos se beneficiam, relacionalmente, da discriminação racial contra os não-brancos na escola e na comunidade pela sustentação de estereótipos; xingamentos, insultos e intimidações; apelidos; piadas; exclusão de grupos, ausência de debate sobre o tema na escola ou banalização dele; exclusão curricular; tratamento diferente pelos colegas, professores, demais funcionários e núcleo gestor; negação de acesso a espaços, oportunidades, representações e posições; encurtamento dos horizontes sociais; preterição na formação de amizades e relações afetivas, amorosas e/ou sexuais, etc. No ensino superior, isso se manifesta pela dúvida colocada sobre a escrita diferente, as referências escolhidas e também pela falta de visibilidade e representatividade das pessoas não-brancas nos diferentes espaços. Todos esses fatores criam obstáculos para a formação e consolidação de capitais necessários à escolarização longeva, sendo fundamental, portanto, ir além da análise das condições de classe social.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Externo à Instituição - DYANE BRITO REIS SANTOS
Externo à Instituição - JACQUELINE DA SILVA COSTA
Externo ao Programa - 1407329 - JORISSA DANILLA NASCIMENTO AGUIAR
Presidente - 1657550 - TERESA CRISTINA FURTADO MATOS