PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA (PPGS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: MARIA EDUARDA PEREIRA LEITE
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA EDUARDA PEREIRA LEITE
DATA: 12/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: UFPB - Campus 1
TÍTULO: ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO
NEOLIBERAL: Uma análise do Programa de Educação Integral da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: escolas em tempo integral; políticas educacionais; Programa de Educação
Integral na Paraíba; neoliberalismo.
PÁGINAS: 257
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO: Em 2016 foi implantado, no Estado da Paraíba, o Programa de Educação Integral, instituindo
o ensino médio de tempo integral nas escolas da rede pública do Estado. Esta política pública,
apesar de apresentar um relativo sucesso, traz contradições, na medida em que está envolta
em redes de relações de poder, dando margens para compreensões de diferentes ordens. O
objetivo desta tese, portanto, é investigar como as políticas públicas educacionais de
promoção do ensino de tempo integral contribuem para a formação dos estudantes, a partir
de uma perspectiva neliberal. Nesse sentido fez-se necessário compreender, a partir da
dinâmica de uma escola da rede estadual, como o Estado da Paraíba, por meio do Programa
de Educação Integral, busca formar seus estudantes, dentro dessa perspectiva neoliberal, a
partir da ideia de protagonismo, autonomia, flexibilidade e inovação curricular e de gestão.
Tendo esse objetivo como norteador, realizamos pesquisa bibliográfica e documental, bem
como observações de campo e entrevistas com professores, alunos, gestores e responsáveis
pelo projeto em nível regional. A partir dos dados colhidos, a pesquisa demonstrou que a
implantação do Programa de Educação Integral da Paraíba significou, em vários aspectos, um
aprofundamento da visão empresarial da educação, através da parceria do Estado com
entidades do setor privado para a implantação da política, demonstrando que o papel do
Estado na relação entre educação e desenvolvimento é o de mediar essa relação através de
medidas que visem garantir a reprodução do capital, ou seja, o estado articula e conduz
políticas públicas, incluindo as educacionais, a partir dos pressupostos da lógica do setor
privado, institucionalizando as diretrizes oriundas da agenda empresarial. Também foi possível observar que os discursos presentes nos documentos oficiais, utilizam-se de termos que
remetem a um ideário inovador e de emancipação, todavia, quando analisamos os dados a
partir de uma perspectiva sociológica crítica, observamos que os mesmos reforçam as
armadilhas neoliberais de meritocracia que responsabiliza e culpabiliza os jovens por seus
próprios destinos, afastando o Estado de suas responsabilidades constitucionais e de uma educação verdadeiramente emancipadora que possibilite uma identidade autônoma.
Demonstramos ainda que, a implantação do Programa de Educação Integral, ao atender as
demandas oriundas do neoliberalismo, implicou em um processo de desqualificação da
Educação Integral, na medida em que reduziu a formação escolar ao atendimento das
demandas imediatas das relações de produção capitalistas contemporâneas. Por fim,
destacamos que a ideia de educação integral presente no Programa de Educação Integral da
Paraíba, conduz à desarticulação da educação como um direito social em favor de uma ideia
economicista da formação humana que contemple toda sua diversidade, em favor da
construção de um sujeito neoliberal.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1220709 - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Externo à Instituição - MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES
Presidente - 2679192 - ROGERIO DE SOUZA MEDEIROS
Interno - 1363922 - SIMONE MAGALHAES BRITO
Externo ao Programa - 1316406 - TERENCE MULHALL