PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: FABRICIO ALEXANDRE DA SILVA

DISCENTE: FABRICIO ALEXANDRE DA SILVA
DATA: 03/02/2020
LOCAL: Sala 513
TÍTULO: PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIDA PELA PLATAFORMA DIGITAL DE LEITURA GUTEN NEWS
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia digital; Leitura; Descritores de Língua Portuguesa.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Este estudo tem como objetivo compreender como a utilização da plataforma digital de leitura Guten News implica na aprendizagem e no aprimoramento da competência leitora dos estudantes do 9º ano de uma escola da rede municipal de ensino, localizada na cidade de João Pessoa. Por se tratar de uma intervenção pedagógica, buscou-se, antes de analisar os resultados das atividades produzidas através da referida plataforma, examinar em quais descritores de Língua Portuguesa os estudantes apresentavam maiores dificuldades, além de analisar o livro didático utilizado pelos sujeitos pesquisados, a fim de identificar a ocorrência desses descritores ou habilidades nas atividades de leitura e compreensão textual. Com base nesses objetivos, essa pesquisa-ação é classificada como exploratória, de natureza aplicada e abordagem mista (qualitativa e quantitativa). No tocante à abordagem do tema tecnologia e ensino, as obras de autores como Kenski (2012), Lévy (2010, 2011), Moran (2017), Gabriel (2013), entre outros, contribuíram para melhor entendimento sobre o assunto. A respeito do ensino de leitura, foram referenciados autores como Brito (2015), Cavalcante (2018), Martins (1988), Yunes (2002) etc. Ao aplicar a avaliação diagnóstica na turma, verificou-se que todos os descritores de Língua Portuguesa foram classificados com um grau de domínio baixo ou muito baixo. Já a análise do livro didático possibilitou constatar que a distribuição desses descritores não é feita de maneira proporcional, o que gera uma exploração demasiada de alguns itens em detrimento de outros. Com a utilização da plataforma, foi possível aplicar atividades que contemplassem uma gama de descritores que precisavam ser melhorados e manter com rendimento elevado aqueles que não necessitavam de investimento. Ao término dessa pesquisa, os relatórios de desempenho demonstraram que as dezoito habilidades trabalhadas no ambiente de pesquisa supracitado apresentaram um índice entre 75% e 100% de aproveitamento, o que comprova que o uso desse artefato tecnológico favoreceu o desenvolvimento das habilidades da Matriz de Língua Portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Externo à Instituição - EDILMA DE LUCENA CATANDUBA
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL