PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS LUCAS DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS LUCAS DE ALMEIDA
DATA: 14/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: TDIC NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
PALAVRAS-CHAVES: Língua inglesa; TDIC; surdos; ensino-aprendizagem.
PÁGINAS: 92
RESUMO: As Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) estão imprimindo cada vez mais mudanças na sociedade atual, o que sinaliza que as pesquisas que se debruçam sobre questões relacionados ao ensino e à aprendizagem devam dar uma atenção especial a esse processo. Nesse contexto, surge, também, um movimento inclusivo que busca acolher o diferente, trazendo para a sala de aula alunos que possuem diferentes especificidades, sejam elas físicas, psicológicas ou linguísticas. Levando tais fatores em consideração, o presente estudo busca analisar as possíveis contribuições das TDIC no ensino de uma língua adicional, o inglês, para surdos. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa e segue as orientações de Triviños (2010). Ajudam a embasar nosso trabalho, autores como Johnson (2004), Vygotsky (1981; 1998), Bakhtin/ Volochinov (2006), Bakhtin (2016) Moraes (2012; 2015; 2018), Figueiredo (2019), Paiva (2014), Sousa (2014; 2018), entre outros. Os dados serão coletados com o suporte de um questionário online em nível nacional, visando alcançar professores de língua inglesa e intérpretes de LIBRAS os quais possuem alunos surdos e experiência com o ensino online com esses sujeitos. As perguntas do questionário abordarão questões como as condições de desenvolvimento do trabalho desses profissionais, os modos de enfrentamento observados nesses espaços e as possibilidades metodológicas que podem ser utilizadas junto aos alunos surdos. Para a análise dos dados coletados, adotaremos a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2009). Com nosso estudo, visamos não apenas trazer à tona questionamentos acerca de metodologias e problemáticas existentes no processo de ensino e aprendizagem de línguas adicionais por alunos surdos, mas, também, refletir sobre possibilidades nesse percurso formativo educacional.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO HENRIQUE COUTELO DE MORAES
Presidente - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA
Interno - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE