PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: MATHEUS LUCAS DE ALMEIDA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATHEUS LUCAS DE ALMEIDA
DATA: 18/02/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: TDIC NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: POSSIBILIDADES NA
EDUCAÇÃO DE SURDOS
PALAVRAS-CHAVES: Língua Inglesa. TDIC. Surdos. Aquisição da Linguagem. Terceira língua.
PÁGINAS: 170
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: As Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) estão imprimindo
cada vez mais mudanças na sociedade atual, o que sinaliza que as pesquisas sobre
questões relacionados ao ensino e à aprendizagem devem dar atenção especial a
esse processo. Nesse contexto, surge, também, um movimento inclusivo que busca
acolher o diferente, trazendo para a sala de aula alunos que possuem diferentes
especificidades, sejam elas físicas, psicológicas ou linguísticas. Levando tais fatores
em consideração, o presente estudo analisa as contribuições das TDIC para o ensino
do inglês como língua adicional para surdos, identifica ferramentas tecnológicas e
propõe metodologias para o ensino da modalidade escrita do inglês para esses
sujeitos. Além disso, desenvolve um material educacional com sugestões didáticas
para o ensino de inglês para surdos mediado por tecnologias. Para alcançar os
objetivos propostos, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação
e segue as orientações de Triviños (2010), Burns (2015) e Paiva (2019). Ajudam a
embasar nosso trabalho autores como Johnson (2004), Vygotsky (1981, 1998),
Bakhtin/ Volochinov (2006), Bakhtin (1986, 2016) Moraes (2012, 2015, 2018),
Figueiredo (2019), Paiva (2014, 2019), Sousa (2014, 2018) entre outros. Os dados
analisados foram coletados com o suporte de um questionário online respondido por
10 participantes de diferentes estados do Brasil, sendo esses professores de língua
inglesa e/ou intérpretes de LIBRAS que possuíam experiência com o
ensino/interpretação de língua inglesa para alunos surdos. As perguntas do
questionário abordaram questões que dizem respeito às condições de
desenvolvimento do trabalho desses profissionais, os modos de enfrentamento
observados nesses espaços e as possibilidades metodológicas que podem ser
utilizadas junto aos alunos surdos. Para a análise dos dados, adotamos a Análise de
Conteúdo proposta por Bardin (2009). Os resultados encontrados indicam que o
ensino de língua inglesa para surdos mediado por tecnologias pode obter resultados
satisfatórios, desde que algumas especificidades sejam respeitadas e consideradas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO HENRIQUE COUTELO DE MORAES
Presidente - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA
Interno - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE