PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: LUCIANE ALVES COUTINHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANE ALVES COUTINHO
DATA: 30/07/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: ESTRATÉGIAS DE GOVERNAMENTALIDADE PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: análise de práticas discursivas do Plano Nacional de Educação
PALAVRAS-CHAVES: Análise do Discurso. Governamentalidade. Biopoder. PNE. Educação.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: No Brasil, o Plano Nacional de Educação - PNE traça os objetivos e metas a serem cumpridos no período de 2014-2024 para toda a política educacional nacional. Suas 20 metas e 254 estratégias formuladas para garantir o direito a educação para todos com isso, procuramos analisar como os modos neoliberais de governar a educação constituem o PNE 2014-2024, como um instrumento de controle das políticas públicas educacionais. De modo mais especifico procuramos: (a) analisar as condições de possibilidade que fazem emergir os discursos acerca da educação no PNE 2014-2024, (b) descrever os modos neoliberais de governar a educação, tomando como norte a constituição discursiva do PNE 2014-2024 e (c) investigar como as estratégias de governamentalidade instituem sentidos no PNE 2014-2024. A pesquisa é de cunho bibliográfico, documental, porque o estudo foi realizado com base em documentos que abordam o PNE, qualitativo/ interpretativo pois não procura aferir os dados que são analisados, por utilizar os pressupostos teórico-metodológico da Análise Discursiva Foucaultiana, que possibilita no campo da linguagem utilizar a materialidade presente nos textos para analisar seus efeitos no campo discursivo, a partir da articulação entre discurso, governamentalidade, biopoder e neoliberalismo na educação. Com base na leitura das obras que tomamos como referência nos estudos foucaultianos Machado (2004), Foucault (1988, 2000, 2004, 2006, 2008), Doherty (2008) em diálogo com autores do campo da educação Dourado (2011, 2017), Veiga-Neto (2009, 2018), Saviani (2010) e Libâneo (2005). A análise do enunciado “universalizar” foi feita a partir do PNE 2014-2024, com um recorte para as Metas 1, 2 e 3, que contemplam toda a Educação Básica, a partir de um olhar para as questões quanto ao local de moradia, zona urbana e rural, a raça/cor e o percentual dos 25% mais pobres e ricos. As análises mostram que o modo neoliberal de governar a educação ressoa no enunciado “universalizar” e que os discursos que reverberam no tecido social construindo verdades, não corresponde a melhorias no campo social, econômico e cultural dos sujeitos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337212 - ANA CRISTINA DE SOUSA ALDRIGUE
Externo ao Programa - 1070829 - MARIA CLAURENIA ABREU DE ANDRADE SILVEIRA
Externo ao Programa - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU