PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: KATIA REGINA GOMES DA SILVA

DISCENTE: KATIA REGINA GOMES DA SILVA
DATA: 30/07/2021
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: CENOGRAFIA E A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO: uma análise em práticas discursivas de técnicos e docentes, na universidade federal da paraíba.
PALAVRAS-CHAVES: Análise do Discurso, Docência x Técnico-Administrativo, Cenografia, Ethos, Linguagem.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A análise desta pesquisa reflete a caminhada profissional de dois sujeitos, técnicos e docentes, lotados na Reitoria da área administrativa da Universidade Federal da Paraíba, que atualmente desenvolvem atividades docentes e técnicas, simultaneamente. Seguimos na compreensão de suas práticas discursivas na construção da identidade em seus tempos e espaços, ou seja, na constituição do ethos e da cenografia. Veremos os desempenhos dos sujeitos no ambiente administrativo e no ambiente das salas de aula, seus trabalhos e relatos dos ambientes profissionais, analisando seus discursos e reflexões nas construções dos sentidos em cada cenário, nos quais as vozes dos sujeitos são construídas com a linguagem. Como a docência e a formação pedagógica dos professores da Educação Superior tem uma função complexa na estrutura educacional, buscamos respostas nos hábitos que os docentes voluntariamente representam as suas práticas discursivas e descrevem situações que pertençam à sua história de vida, suas circunstâncias reais de trabalho e os discursos que provavelmente são destinados nas situações sociais, culturais e profissionais sobre os docentes e o espaço da sala de aula. A partir da abordagem na Análise do Discurso Francesa, mais especificamente dos estudos de Dominique Maingueneau, (1993; 1997; 2000; 2001; 2002; 2004; 2005; 2006; 2007; 2008; 2010; 2011; 2014; 2015), argumentaremos o modo das suas identidades profissionais são construídas e de como elas se entrecruzam por meio da concomitância dos dois cargos que cada sujeito ocupa seu posicionamento às circunstâncias, como funciona a linguagem, simultaneamente. Tendo a consciência do ethos discursivo dentro do processo de aceitação dos discursos que é adotado, é possível depreender da discursivização as cenografias construídas nos espaços profissionais, na UFPB, que resultam no ethos discursivo. A construção será com uma pesquisa de natureza qualitativo-descritiva-interpretativista, relatos, bibliográfica, reprodução fotográfica, via e-mail e questionário. A pesquisa tem por objetivo geral entender o sentido das construções de identidades e analisar, nos discursos dos dois docentes e técnico-administrativos, nas representações da imagem de si e do outro no fazer profissional. Durante esse decurso de sentimento, identidade, há o conhecimento de que cada um adquire o sentido da sua história pessoal e profissional, reformulando as compatibilidades para assimilar as mudanças, nas respectivas migrações, na validação da cenografia. Os resultados apontam que, por meio da formação continuada, foi possível construir identidades docentes para o agir profissional dos professores-técnicos.
Interno - 337212 - ANA CRISTINA DE SOUSA ALDRIGUE
Presidente - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL