PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ELMA SILVANDA DANTAS CORREIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELMA SILVANDA DANTAS CORREIA
DATA: 22/08/2014
HORA: 10:00
LOCAL: UFPB/ PRG
TÍTULO: PROINFO INTEGRADO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REALIDADE CONSTRUÍDA
PALAVRAS-CHAVES: Formação continuada. Letramento digital. Professores. ProInfo Integrado.
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: O estudo em tela destaca a grande importância da utilização das mídias e das tecnologias como suporte à docência, promovendo uma aprendizagem real e significativa das escolas de abrangência do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) de João Pessoa/PB. Sabemos que o uso dos recursos midiáticos e tecnológicos no contexto escolar é um desafio a ser enfrentado pelos responsáveis pela condução do ensino nos dias atuais. Apreender e usar os recursos multimidiáticos significa acesso e produção de conhecimento. O aprimoramento das tecnologias de informação e comunicação modificou a forma como as informações são processadas, dinamizando a comunicação e aproximando os diversos setores da sociedade. O professor precisa investir em sua formação continuada, pois é de suma importância manter-se atualizado e preparado para os desafios que se apresentam em sala de aula. Os procedimentos do estudo em tela têm como cerne saber se os cursos oferecidos pelo PROINFO INTEGRADO estão colaborando com a prática educativa dos educadores do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Américo Falcão, Leônidas Santiago e Lions Tambaú, no processo de formação continuada, sob a perspectiva do letramento digital. Para alcançarmos os resultados esperados, objetivou-se identificar as contribuições dos cursos do PROINFO INTEGRADO para o processo de formação continuada dos professores, sob a perspectiva do letramento digital e analisar se as atividades referidas nos cursos viabilizaram o acesso dos educadores/cursistas para integrar estes recursos à sua prática educativa. A metodologia utilizada foi de caráter descritivo e o marco teórico embasou-se nos autores: Demo (2011); Kleiman (2007); Lira e Maciel (2008); Moran (2011 e 2013), Nóvoa (2013); Soares (2002 e 2006); Tardif (2013) e outros. Diante do estudo, constata-se a necessidade de continuidade do desenvolvimento das práticas pedagógicas inovadoras, pois estas favorecerão a construção/reconstrução do conhecimento indispensável ao processo ensino e aprendizagem, bem como ao exercício pleno da cidadania, consoante aos objetivos proposto pelo ProInfo Integrado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO
Externo ao Programa - 338068 - MARISETE FERNANDES DE LIMA