PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELLEN MARTINS TOMAZ DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELLEN MARTINS TOMAZ DE ARAÚJO
DATA: 14/09/2021
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: A abordagem da Produção Textual no material didático do Programa “Se Liga no ENEM”
PALAVRAS-CHAVES: Produção Textual. Livro Didático. Se Liga no ENEM. Interacionismo Sociodiscursivo. Capacidades de Linguagem.
RESUMO: No escopo da discussão sobre o ensino da produção textual, a Redação do ENEM se insere na dimensão dos gêneros escolares amplamente trabalhados no Ensino Médio. Diante desse cenário, materiais didáticos têm sido elaborados com o objetivo de corresponder às expectativas de aprendizagem requeridas no Exame. Compreendendo, desse modo, a importância desses instrumentos no processo de ensino e aprendizagem, avaliaremos a estrutura organizacional do material de Redação adotado no Programa “Se Liga no ENEM”, tendo em vista as competências previstas na Matriz de Referência, as capacidades de linguagem implicadas e a concepção de Produção de Texto que perpassa o livro didático. Para um desenvolvimento satisfatório desta pesquisa qualitativa, realizaremos um estudo documental, tomando como objeto de análise o material didático disponível no Programa “Se Liga no ENEM”. Para subsidiar a pesquisa, amparamo-nos no arcabouço teórico multidisciplinar do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2019), enfatizando as sequências textuais (BRONCKART, 2019) e as capacidades de linguagem (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004). Koch e Elias (2009) fundamentam nosso trabalho no que se refere aos diferentes enfoques assumidos no ensino da escrita, ao passo que Bunzen (2006), Soares (2002), Marcuschi (2008) e outros teóricos norteiam os estudos acerca do ensino da produção de textos ao longo da história. Como hipótese da pesquisa, pressupomos que o material, por se tratar de um documento atual, cujas referências se apoiam nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), apresentará uma concepção sociointeracionista da linguagem como aparato para o ensino e a aprendizagem da produção textual.
Interno - 1344825 - MONICA MANO TRINDADE FERRAZ
Externo à Instituição - MONICA MARIA PEREIRA DA SILVA