CCHLA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Telefone/Ramal
-
Não informado
Notícias
Banca de DEFESA: FÁBIO RONNE DE SANTANA LIMA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FÁBIO RONNE DE SANTANA LIMA
DATA: 27/04/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: Relações de concordância e conjugação verbal envolvendo variantes de
primeira pessoa do plural do português brasileiro: uma proposta didática
PALAVRAS-CHAVES: Sociolinguística educacional. Concordância verbal.
Primeira pessoa do plural.
PÁGINAS: 131
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar uma proposta didática a partir
do comportamento variável das relações de concordância e conjugação verbal envolvendo a
primeira pessoa do plural (CV de 1PP) na produção de textos escritos de estudantes do 8º e do 9º
ano do Ensino Fundamental e do 2º e do 3º ano do Ensino Médio. Para tanto, apresentamos
reflexões teórico-metodológicas acerca da necessidade multiteórica requerida para o ensino de
língua e de gramática. Como direcionamento, sustentamos a discussão com base na pedagogia
culturalmente sensível, a pedagogia da variação linguística (BORTONI-RICARDO, 2009 [2004];
2005; 2017; FARACO, 2015), e usufruímos da proposta de ensino de gramática em três eixos,
especialmente no eixo da variação (VIEIRA, 2017; 2017a; 2017b). No aspecto teóricometodológico,
realizamos uma pesquisa do tipo quanti-qualitativa, de natureza aplicada, sob uma
abordagem dialética, com método de pesquisa-ação, ancorados pela análise da Sociolinguística
variacionista (LABOV, 2008 [1972]) e educacional (BORTONI-RICARDO, 2009 [2004]; 2005). Como
instrumentos, utilizamos a produção de escrita de 32 estudantes da Educação Básica, da cidade
de Juazeiro, na Bahia. Cada colaborador criou uma carta pessoal e uma carta de solicitação.
Submetemos esses dados à análise estatística, por meio do programa GoldVarb-X, e constatamos
o fator linguístico forma pronominal e o fator extralinguístico gênero textual como grupos
favorecedores da concordância não-padrão. A proposta didática que construímos oferece um
bloco de atividades comentadas, valendo-se da pedagogia da variação linguística, cujo intuito é o
ensino produtivo de gramática e a reflexão sociolinguística acerca das variantes da CV de 1PP,
tanto em seu modelo tradicional quanto nas variedades efetivamente em uso.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2349477 - FRANCISCO EDUARDO VIEIRA DA SILVA
Interno - 2528835 - FERNANDA ROSARIO DE MELLO
Externo à Instituição - SILVIA RODRIGUES VIEIRA