PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MARCIA CARDOSO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA CARDOSO DE SOUZA
DATA: 23/09/2015
HORA: 09:00
LOCAL: sala do VALPB
TÍTULO: O gênero relato na valorização da escrita do aluno da EJA
PALAVRAS-CHAVES: gênero, relato, educação de jovens e adultos
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Este trabalho apresenta o desenvolvimento, a análise e os resultados de uma investigação com o gênero relato de experiência, através da metodologia da sequência didática, e teve como objetivo geral investigar os impactos da escrita do gênero relato de experiência no desenvolvimento das capacidades de linguagem e de que forma isso favorece a autoestima dos alunos do 2º ano da EJA (ensino médio) da escola estadual de ensino fundamental e médio Papa Paulo VI, no ano de 2014.2. Especificamente, esse trabalho se propôs a identificar e analisar as principais dificuldades desses alunos na produção escrita do gênero relato de experiências em relação às capacidades de linguagem e verificar os avanços ocorridos na produção do relato depois das intervenções desenvolvidas nos módulos. Partindo de uma concepção de língua enquanto atividade sociodiscursiva e de escrita como prática social, nossa pesquisa, de natureza qualitativa, teve caráter descritivo e intervencionista e configurou-se como pesquisa-ação. Como fundamentação teórica, adotamos os pressupostos teóricos dos gêneros textuais, desenvolvidos por Bakhtin (2011[1979]) e Bazerman (2007; 2011 [2000; 2004]) ). Para o desenvolvimento da sequência didática nos embasamos na proposta de Dolz, Schneuwly e Noverraz (2011 [2004]). Nesse estudo também há significativas contribuições de Antônio Marcuschi (2008), Irandé Antunes (2009), Regina Celi Mendes Pereira (2012), entre outros. Como corpus, apresentamos seis produções textuais dos alunos envolvidos na pesquisa. Na produção inicial, identificamos as principais dificuldades dos alunos em relação às capacidades de linguagem. Depois de identificados os problemas, partimos para as atividades de intervenção, através dos módulos, de acordo com a proposta de Dolz, Schneuwly e Noverraz (2011 [2004]). Após o processo de intervenção, observamos, na produção final dos alunos que, no geral, eles conseguiram superar as dificuldades detectadas na primeira produção em relação às capacidades de ação, discursivas e linguísticodiscursivas. Dessa forma, foi possível constatar como as atividades de letramento ampliaram as capacidades de linguagem no geral, ao mesmo tempo em que desenvolveram a autoestima dos alunos. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Sequência didática. Gênero textual relato de experiência
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 1344825 - MONICA MANO TRINDADE FERRAZ
Presidente - 1285220 - REGINA CELI MENDES PEREIRA DA SILVA