PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ANDREZA SHIRLENE FIGUEIREDO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREZA SHIRLENE FIGUEIREDO DE SOUZA
DATA: 29/09/2015
HORA: 08:30
LOCAL: sala do VALPB
TÍTULO: Letramento literário na escola: desafios e possibilidades a partir da análise do discurso
PALAVRAS-CHAVES: Linguagem/discurso; letramento literário; Análise do Discurso; formação literária.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: O nosso estudo objetiva promover a prática do letramento literário no Ensino Médio, por isso propomos um procedimento metodológico que trilha por caminhos que possam ajudar o discente a ser um leitor mais autônimo e crítico, buscando sempre compreender o que está nas “entrelinhas do texto” literário, através das contribuições basilares da AD, como também motivá-lo a ter experiência estética. A escolha do tema se deu por observar que os alunos apresentavam desinteresse pela leitura e dificuldades para compreender o sentido dos gêneros literários, bem como pela literatura desenvolver um papel essencial para a formação integral dos sujeitos. Autores como Maingueneau (1996), (1997) e (2012); Orlandi (2009); Cosson (2014a) e (2014b); Candido (1995) e (1999); Compagnon (2009), Jouve (2012) e Melo (2005) entre outros, constituíram a base teórica para o desenvolvimento dessa pesquisa, corroborando para a validação da temática. Como metodologia foi utilizada a pesquisa-ação, com a análise de aulas; diário da pesquisadora; intervenção; atividades; questionário, entrevistas e produção de texto com 30 alunos do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola semi-integral da região Metropolitana do Recife. Com base em situações de interação foi detectado que a prática da leitura literária como também seu desenrolar, é pouquíssimo abordado na sala, refletindo na falta de motivação dos estudantes em fazer a leitura bem como sua análise paralelamente. A partir das experiências vivenciadas nas intervenções, pudemos concluir que houve um despertar para a leitura dos gêneros literários, atrelando o prazer estético ao conhecimento (deixando claro que este não se dá de forma fechada, mas inquietante), melhorando assim, a formação literária dos estudantes, pois a grande maioria mudou o “par de óculos” analítico e conclusivo para esses textos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Interno - 1030016 - ONIREVES MONTEIRO DE CASTRO
Presidente - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU