PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: ALESSANDRA GOMES DA SILVA

DISCENTE: ALESSANDRA GOMES DA SILVA
DATA: 29/09/2015
LOCAL: sala do VALPB
TÍTULO: O gênero textual tiras em quadrinhos: um objeto de ensino e aprendizagem dos elementos da oralidade presentes na linguagem escrita
PALAVRAS-CHAVES: Tiras em quadrinhos, Oralidade, Ensino e aprendizagem
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: As concepções de ensino da linguagem oral e suas particularidades relacionadas à escrita têm sido temas cada vez mais recorrentes nas recentes propostas dos referenciais curriculares que norteiam os processos de aprendizagem dos sistemas de ensino do Brasil. Entretanto, o tratamento dado à oralidade nas aulas de Língua Portuguesa ainda está longe de ser o ideal, se considerarmos as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo da prática docente para o estudo dessa modalidade da língua. Diante dessas inquietações, refletimos acerca das alternativas de estudo da linguagem oral mediado pelo gênero textual tirinhas, bem como os encaminhamentos metodológicos que o profissional da língua pode apropriar-se para o desenvolvimento dessa prática. Assim, o objetivo da investigação foi realizar um estudo do gênero discursivo tiras em quadrinhos como um potencial objeto de ensino e aprendizagem dos elementos da oralidade presentes na escrita. A metodologia adotada foi a da pesquisa-ação, na qual elaboramos uma proposta didática de análise linguística da oralidade visando ao estudo das especificidades da fala representadas na linguagem escrita das tirinhas. A atividade foi aplicada em três momentos para uma turma da 1ª série do Ensino Médio de uma escola da rede oficial de ensino do estado de Pernambuco. Como aporte teórico, temos a Análise da Conversação, com base nos estudos de Kerbrat-Orecchioni (2006) e Marcuschi (2008), além das contribuições acerca das práticas orais na escola de Fávero; Andrade e Aquino (2012) e Schneuwly e Dolz (2004) e de Ramos (2014), este último, referentes ao gênero tiras em quadrinhos. Reconhecemos, ao fim dessa investigação científica, que por meio das narrativas em quadrinhos o professor pode construir estratégias de ensino direcionadas ao estudo da língua falada e escrita devido à presença de elementos constitutivos de uma atividade conversacional nas interações verbais que compõem esse gênero.
Externo ao Programa - 1804010 - ALBERTO RICARDO PESSOA
Interno - 1449521 - FRANCISCA TEREZINHA DE OLIVEIRA ALVES