PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: FREDERICO GUSTAVO DE LIMA FONSECA

DISCENTE: FREDERICO GUSTAVO DE LIMA FONSECA
DATA: 30/09/2015
LOCAL: sala de reuniões CCHLA
TÍTULO: Artigo de opinião e notícia: informatividade como recurso da argumentação na produção escrita
PALAVRAS-CHAVES: Produção de texto; Informatividade; Argumentação
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Buscando contribuir para as discussões acerca do ensino de produção texto no ensino médio este trabalho trata da informatividade como recurso na construção da argumentação do texto escrito. Após observar uma constante ausência de dados considerados suficientes nos textos apresentados pelos alunos em sala de aula, tentamos trazer para o problema alguns encaminhamentos que possam auxiliar além dos atuais professores, os que estão em formação. Estruturado em quatro capítulos, esse trabalho trata no primeiro do referencial teórico sobre língua, linguagem e texto; artigo de opinião e situação didática. No segundo, o relato da intervenção praticada para testar as situações didáticas pensadas a fim de que os alunos entendessem a necessidade da aquisição de informação suficiente para se construir um bom texto. Nos dois últimos, temos, respectivamente, as análises das escritas e das reescritas dos artigos de opinião solicitados em sala. A prática se desenvolveu em uma escola particular da cidade do Recife/PE, em uma turma de terceiro ano médio formada por quarenta e dois alunos com idades que variam entre dezesseis e dezoito anos. Como suporte teórico, para desenvolver o trabalho, nos apoiamos majoritariamente em três autores: Antônio Marcuschi, Ingedore Koch e Irandé Antunes. Esses autores nos guiaram para que puséssemos em questão a hipótese de que quanto mais informativo fosse o texto, melhor seria a argumentação.
Externo ao Programa - 2439292 - EDJANE GOMES DE ASSIS
Interno - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA