PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: VALDEMIR MELO DE SOUZA

DISCENTE: VALDEMIR MELO DE SOUZA
DATA: 30/09/2015
LOCAL: sala do VALPB
TÍTULO: Uma metodologia para compreensão entre as modalidades oral e escrita através do uso de tecnologias computacionais.
PALAVRAS-CHAVES: Metodologia; oralidade; escrita; tecnologia
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A presente pesquisa visa uma sugestão de trabalho com a modalidade oral e escrita, usando tecnologias computacionais para o estudo dessas duas modalidades discursivas. Objetivo específico é analisar se a utilização de tecnologia de gravação de áudio pode contribuir com a distinção entre a modalidade oral e escrita, auxiliando o ensino da oralidade na escola. Com base nas contribuições teóricas de Marcuschi (2001), Bakhtin ([1979] 2003), Bronckart (1999, 2006), Fávero (2005), Schneuwly e Dolz (2004), Kato (2002), Koch (2006) entre outros, com foco nas questões que tratam da oralidade e escrita foi dada ênfase às reflexões sobre o ensino da oralidade e o uso de tecnologias. Em primeiro lugar, abordaram-se as considerações acerca da fala e escrita, as características da língua falada, os gêneros textuais, a oralidade no ambiente escolar e as tecnologias contemporâneas. Em seguida, apresentam-se as considerações acerca da oralidade propostas no PCN (Parâmetro Curricular Nacional). O procedimento metodológico abordou um caráter quantitativo e qualitativo de investigação para coletar dados que foi realizado em quatro etapas. A apresentação da ferramenta virtual de áudio aos alunos, o acesso ao site, passando pela gravação dos gêneros textuais orais em sala de aula pelo professor até a reprodução dessa atividade pelos alunos e aplicação de questionários. A relevância do trabalho com a oralidade deve-se à escassez de atividade com essa prática discursiva em sala de aula. Finalmente, os resultados desta pesquisa mostraram a necessidade de um ensino efetivo da oralidade no ambiente escolar para um ensino de língua eficaz, habilitando os alunos a viverem em sociedade como agentes críticos e participantes, interagindo com o mundo. Isso é fundamental para o exercício da cidadania.
Presidente - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO
Externo ao Programa - 1095991 - DANIELLE ROUSY DIAS DA SILVA