PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: ADRIANA DA SILVA DE BIASE

DISCENTE: ADRIANA DA SILVA DE BIASE
DATA: 09/10/2015
LOCAL: Sala 404 - CCHLA
TÍTULO: A produção textual de Histórias em Quadrinhos na Escola: do papel ao virtual
PALAVRAS-CHAVES: Práticas Educativas. Histórias em Quadrinhos. HagáQuê. Ferramenta Tecnológica.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A prática do ensino aprendizagem requer novas metodologias em virtude do avanço tecnológico e da crescente globalização mundial, na interação comunicativa e como motivação para os alunos num processo de aprendizagem eficaz. Esta época é marcada por uma busca incansável de novas ferramentas que apresente resultado satisfatório na aprendizagem dos alunos e uma prática educativa com sucesso. Diante do exposto, este trabalho, inicialmente, faz o estudo dos gêneros textuais, do ensino da língua portuguesa, do gênero textual histórias em quadrinhos e do software HágaQuê, fincados nos trabalhos dos autores como: Bakhtin, Marcuschi, Vergueiro, Ramos, Cagnin, Bim, entre outros. Neste contexto, é avaliado a viabilidade do uso do HagáQuê como ferramenta de apoio ao ensino da produção textual, utilizando o gênero histórias em quadrinhos. Destaca-se que esta dissertação foi desenvolvida mediante pesquisa bibliográfica e de campo com base qualitativa, utilizou-se como instrumentos, o questionário e uma entrevista, para caracterização dos colaboradores, com dados sobre o uso do HagáQuê, compreensão de gênero textual e acesso as ferramentas tecnológicas, internet, dentre outros. E como resultado contatou-se que: o software é um facilitador na produção de histórias em quadrinhos; que os estudantes deixam fluir sua criatividade sem ressalvas; a importância dos recursos tecnológicos em sala de aula que trabalhados de forma adequada, aceleram e ajudam no processo de construção do conhecimento; o resgate da motivação dos alunos; a utilização do Facebook, como espaço de construção de conhecimento, facilitando de forma direta e espontânea uma interação entre colaboradores e docente; e por fim, o gênero histórias em quadrinhos, é um excelente aliado no processo de ensino-aprendizagem em produção textual, pois seu caráter lúdico, envolve-os de forma prazerosa.
Presidente - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI