PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: GLORIA MARIA CARVALHO DE ALENCASTRO FEITOSA

DISCENTE: GLORIA MARIA CARVALHO DE ALENCASTRO FEITOSA
DATA: 09/10/2015
LOCAL: sala do VALPB
TÍTULO: OS DISCURSOS DA (E SOBRE) BIBLIOTECA: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS; PRAZERES E SERVIÇOS
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca universitária; Atendimento; Pós-modernidade
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A presente proposta de pesquisa tem como objetivo discutir sobre as perspectivas de funcionamento do espaço da biblioteca na diversidade operativa da modernidade. A pesquisa é de caráter qualitativo, muito embora, possa apresentar dados quantitativos que servirão de subsídios para avaliação de dados. O espaço para a geração de inferências do processo de investigação será a Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco, situada no município do Recife – PE. O pensamento contemporâneo parece orientar novos “formatos” para pensar a biblioteca, especialmente no que se refere ao atendimento das necessidades dos seus usuários imediatos (alunos e professores) e comunidade em geral. Neste estudo serão apontadas as missões da biblioteca, considerados o percurso histórico de sua constituição e o estado atual, frente às exigências da pós-modernidade. A pesquisa contemplará a realização de coleta de dados pela aplicação de questionário (para sugestões livres) com vista à satisfação (ou não) do público usuário com o foco centrado nos quesitos de qualidade e funcionalidade para possíveis ajustes dela aos novos paradigmas. Estaremos nos baseando nas considerações teóricas de Milanesi (2002) e Cunha (2010). A partir do material de referência e, em tal caso, poderemos nos balizar pelos entremeios da Análise do Discurso, para empreender análises e identificação de problemas para, então, passarmos ao princípio norteador da sistemática de operação que poderá ser proposta, em se tratando de possíveis ações futuras, para a biblioteca ser, além do espaço de história e memória, igualmente um lugar de serviços includentes e ações prazerosas.
Interno - 337212 - ANA CRISTINA DE SOUSA ALDRIGUE
Externo ao Programa - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA