PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: RENATA MARQUES DE OTERO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA MARQUES DE OTERO
DATA: 14/10/2015
HORA: 10:00
LOCAL: sala do VALPB
TÍTULO: Anúncio publicitário em sala de aula do Ensino Médio: uma proposta de sequência didática para compreensão leitora
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Sequência didática. Anúncio publicitário
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Diante da presença incontestável dos estímulos publicitários no cotidiano da população e da exposição dos adolescentes a anúncios de toda ordem, é de suma importância que a escola trabalhe esse gênero nas aulas de Língua Portuguesa. Para a elaboração desta pesquisa, partimos do pressuposto de que, conhecendo conceitos com os quais a publicidade lida, cotidianamente, e técnicas de redação de anúncios, os estudantes do Ensino Médio ampliarão sua capacidade de leitura e de compreensão desse gênero textual, condição essencial para o avaliarem, criticamente, e estarem aptos a se posicionar, conscientemente, diante desse tipo de mensagem, a que estão expostos constantemente. Num primeiro momento, fizemos uma reflexão teórica, dividida em três partes. Na primeira, estudamos concepção de leitura, conhecimento prévio e estratégias de leitura, presentes em Koch e Elias (2012), Kleiman (2013) e Solé (1998); na segunda, abordamos a questão do gênero textual, com base em Marcuschi (2008), seguindo-se da parte específica que concerne à publicidade e ao texto publicitário, para a qual buscamos apoio em Carvalho (1998), Martins (2003), Sant’Anna (1998) e Sampaio (2003), além de conheceremos o tratamento que é dedicado à publicidade nos documentos oficiais brasileiros e pernambucanos, referentes ao ensino de Língua Portuguesa, especificamente, os PCN e PCN+ de Língua Portuguesa para o Ensino Médio (2000) e os Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco – Língua Portuguesa (2012); na terceira parte, recorremos a Schneuwly e Dolz (2010), além de consultarmos as Orientações Teórico-Metodológicas para o Ensino Médio – Língua Portuguesa (PE) (2011), a Base Curricular Comum para as Redes Públicas de Ensino de Pernambuco – Língua Portuguesa (2008) e o Currículo de Português para o Ensino Médio (PE), que nos ofereceram caminhos metodológicos para a aplicação da proposta em sala de aula. No capítulo seguinte, apresentamos os resultados da pesquisa, contendo a análise de uma entrevista semiestruturada, feita em forma de grupo focal com alguns alunos da turma citada, assim como de uma sequência didática que foi aplicada aos estudantes ao longo do processo. Como resultado, vimos que foi possível incrementar o nível de leitura e de compreensão dos anúncios, com especial destaque para o desenvolvimento da capacidade de fazer inferências, o que contribuiu para o desenvolvimento de outras competências importantes para a leitura de textos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI